Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Excedente comercial alemão encolhe em novembro

A maior economia da UE viu as exportações aumentarem em novembro mas as compras ao exterior cresceram a um ritmo superior.

Reuters
Negócios 07 de Janeiro de 2022 às 09:04
  • ...

O excedente comercial da Alemanha encolheu 1,5 mil milhões de euros em novembro face ao mês anterior, cifrando-se em 10,9 mil milhões de euros, informou esta sexta-feira o Gabinete Federal de Estatísticas germânico.

As exportações da maior economia da União Europeia (UE) cresceram 1,7% ajustadas de efeitos de sazonalidade, mas o aumento de 3,3% nas importações levaram o saldo da balança comercial a diminuir.

Ainda assim, os 10,9 mil milhões de euros de excedente comercial superam largamente os nove mil milhões esperados pelos analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal.

Menos positivos são os dados da produção industial alemã, que caiu 0,2% após a subida de 2,4% observada em outubro.

"Os dados de hoje mostram que os exportadores alemães aproveitaram a pequena janela entre a terceira e quarta vaga pandémica para recuperar, beneficiando do forte crescimento da indústria transformadora na Ásia", refere Carsten Brzerski, do ING, numa nota citada pela Reuters.

"A produção industrial, contudo, continua em dificuldades. Infelizmente, isto significa que a retoma da indústria alemã parou de momento. A quarta vaga da pandemia e a variante ómicron deverão colocar a atividade industrial de volta em hibernação", acrescenta.

Ver comentários
Saber mais Alemanha exportações importações pandemia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio