Notícia
Portugal recebe as primeiras academias da Siemens no Mundo
Portugal foi escolhido para receber as primeiras academias de formação técnica de automação e software da Siemens.
A Siemens Portugal, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Cadflow inauguraram esta quarta-feira, 7 de Maio, as primeiras academias da Siemens de “Product Lifecucle Management” (PLM) e Automação no mundo, anunciou em comunicado a Siemens Portugal.
Segundo a mesma fonte, as academias resultam de um projecto de “promoção da qualificação técnica de recursos e de dinamização da empregabilidade”. O público-alvo destes novos centros de formação são estudantes de Engenharia, Software e Automação industrial, que terão oportunidade de colaborar com as entidades envolvidas e possíveis empregadoras.
O Protocolo de Colaboração entre o IPL, a Siemens Portugal, a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação nacional da indústria de moldes (CEFAMOL) é hoje assinado no âmbito da inauguração dos centros, contando coma presença do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
“Estas Academias reforçam o compromisso da empresa com o país, e o investimento que tem vindo a fazer no desenvolvimento da engenharia portuguesa”, referiu o director executivo da Siemens Portugal, Carlos Melo Ribeiro.
A Siemens explica que as Academias vêm responder a necessidades de formação especializada sentidas por indústrias locais e tradicionalmente portuguesas, como a de moldes ou a do vidro.
O presidente do IPL reconheceu que “estes projectos são de grande relevância, quer para o instituto e para a formação dos nossos estudantes, quer para responder a necessidades do tecido empresarial”.
Na inauguração foi também apresentado o “potencial inovador das soluções que vão ser alvo de estudos nas Academias”, com exposição de casos práticos como é exemplo uma réplica do carro de Fórmula 1 da equipa Red Bull.