Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo promulga passagem a docentes de técnicos de Língua Gestual Portuguesa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta terça-feira o diploma do Governo que cria o grupo de recrutamento de professores de Língua Gestual Portuguesa, que passam assim a ser reconhecidos como docentes e não como técnicos.

Cofina Media
27 de Fevereiro de 2018 às 21:12
  • ...

"O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que cria o grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa, e aprova as condições de acesso dos docentes da Língua Gestual Portuguesa ao concurso externo de selecção e recrutamento do pessoal docente", lê-se numa nota colocada no 'site' da Presidência na Internet.

 

No final de Janeiro, após a aprovação do diploma, o Ministério da Educação sustentou que a criação do grupo de recrutamento para os 88 professores de Língua Gestual Portuguesa (LGP), que os passa a reconhecer como docentes e não técnicos, vem corresponder ao seu "justo anseio".

 

"Este diploma põe termo a uma situação que era premente resolver, reconhecendo aos formadores de Língua Gestual Portuguesa a integração na carreira docente, criando, para o efeito, o respectivo grupo de recrutamento. A estes docentes aplica-se o regime previsto no Estatuto da Carreira Docente, nomeadamente em matéria de vinculação, progressão e reposicionamento. Trata-se, assim, de corresponder ao justo anseio destes docentes", sublinhava uma nota do Ministério da Educação (ME).

 

O diploma deve produzir efeitos já a partir do próximo ano lectivo.

 

Outra nota colocada no 'site' da Presidência da República dá conta de que Marcelo Rebelo de Sousa ratificou a resolução da Assembleia da República que aprova o Acordo de Sede entre a República Portuguesa e o Tribunal Permanente de Arbitragem, assinado em Lisboa, em 16 de Junho de 2017.

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Língua Gestual Portuguesa Estatuto da Carreira Docente Ministério da Educação Marcelo Rebelo de Sousa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio