Notícia
Escolas precisam de 45 mil computadores
Computadores em falta ou por reparar totalizam os 45 mil. Ministério da Educação disponibiliza 10 milhões mas escolas estão a avançar sozinhas com concursos, adiando a resolução do problema.
Há 45.024 computadores em falta, sejam novos ou por reparar, nas escolas portuguesas, para que todos os alunos tenham acesso a estes equipamentos informáticos.
A falta de computadores operacionais nas escolas é um tema trazido pelos jornais Público e Jornal de Notícias nesta terça-feira, 10 de dezembro. O Ministério da Educação disponibilizou uma verba de 10 milhões de euros para substituir ou melhorar os computadores, tendo já começado a realizar transferências para as escolas em novembro.
No entanto, a insuficiência de computadores não deve ser colmatada antes de fevereiro.
Ao Público, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), Filinto Lima, explica que "em vez de ser um processo centralizado, cada escola está a desenvolver um concurso público de acordo com a verba que recebeu para adquirir os computadores em falta ou reparar os que estão avariados". Por isso, os concursos serão lançados a partir de janeiro.