Notícia
Troika volta a Atenas no final de Setembro
A missão da troika vai regressar à capital helénica já no final deste mês, depois das "discussões produtivas" que foram travadas esta semana entre membros do BCE, FMI e Comissão Europeia e as autoridades gregas.
A troika vai voltar a Atenas no final deste mês de Setembro, anunciou esta quinta-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI) em comunicado.
O regresso da missão da troika à capital helénica acontecerá depois de membros da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e FMI se terem reunido com as autoridades gregas em Paris no início desta semana e mantido "discussões produtivas" sobre algumas questões-chave para a próxima revisão do programa de ajustamento grego, de acordo com o comunicado.
Recorde-se que o país foi alvo de dois resgates dos parceiros internacionais, que totalizaram 240 mil milhões de euros. O primeiro foi aprovado no dia 2 de Maio de 2010 pelos ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo), que chegaram a acordo para concederem à Grécia um empréstimo, conjuntamente com o Fundo Monetário Internacional, de 110 mil milhões de euros ao longo de três anos.
No entanto, o primeiro resgate não foi suficiente para cobrir as necessidades de Atenas e, em Fevereiro de 2012, o Eurogrupo acorda um segundo pacote de ajuda. Os investidores privados perdoam 53,5% da dívida nominal a Atenas, num perdão total de cerca de 107 mil milhões de euros.
As previsões apontam para que a Grécia desça a sua dívida de 160% do PIB para um valor equivalente a 120,5% do PIB em 2020.