Notícia
Santos Silva avisa: Quem provocar crise política em Portugal “vai pagar caro”
O ministro dos Negócios Estrangeiros defende que a estabilidade política é uma das chaves do sucesso de Portugal, na recuperação da crise.
Augusto Santos Silva acredita que a estabilidade política tem sido um dos principais factores de sucesso da recuperação em Portugal. Por isso mesmo, o ministro dos Negócios Estrangeiros deixa um aviso: o governo de António Costa pretende cumprir o seu mandato, e quem provocar uma crise política vai pagar caro.
"Quem quer que provoque uma crise política em Portugal vai pagar muito caro", defendeu, em entrevista à Bloomberg. "O actual Governo está completa e profundamente comprometido com o cumprimento do seu mandato. A estabilidade política é uma das chaves do sucesso português".
Além do clima político, o ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou a resiliência da própria população portuguesa, outro dos factores decisivos para sair da crise que, diz Santos Silva, foi "muito, muito severa" em Portugal.
"Há uma resiliência social muito impressionante na nossa população", afirmou o ministro à agência noticiosa. "Tivemos que cortar salários, cortar pensões, criar novos impostos e sem turbulências sociais significativas. A forma de os portugueses lidarem com as dificuldades, com base em redes familiares, em redes comunitárias, funcionou perfeitamente durante a crise e a crise em Portugal foi muito, muito severa ".
O ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu ainda esperar que o Governo chegue a um acordo com os partidos à esquerda para aprovar o Orçamento do Estado para 2018.
"O sucesso político do Governo português está relacionado com a sua capacidade de deixar a austeridade mais ortodoxa, em termos de política orçamental, sem desrespeitar nenhum dos nossos compromissos europeus", afirmou.
(Notícia actualizada às 13:40)