Notícia
Principais fogos concentram-se em Coimbra, Sertã e Gavião. Vento é principal obstáculo
Três incêndios estavam, pelas 19:00 deste domingo, a concentrar as maiores atenções da Protecção Civil, em Carvalhosas (Coimbra), Sertã (Castelo Branco) e Gavião (Portalegre), fogos cuja maior dificuldade no seu combate é o vento, anunciou hoje aquela entidade.
"Prevê-se um prolongamento destes trabalhos. Nenhum destes incêndios se aproxima da sua fase de conclusão, estão todos activos", declarou a adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, em 'briefing' aos jornalistas na sede da entidade, em Carnaxide.
O vento, precisou a responsável, tem motivado um "constante reposicionamento dos meios", e a Protecção Civil apela a que "as populações se mantenham calmas e que vão acompanhando na medida possível as indicações dadas pela comunicação social e pelas próprias autoridades".
A Autoestrada do Pinhal Interior (AE13) permanece cortada na zona de Almalaguês devido ao incêndio que lavra hoje à tarde no concelho de Coimbra, continuou Patrícia Gaspar.
Desde as 0:00 de hoje registaram-se 73 incêndios em Portugal continental, estando, pelas 19:00, 11 desses ainda activos.
"Temos neste momento 12 grupos de reforço vindos de vários pontos do país, sobretudo do centro e Setúbal e Évora", para apoiar os bombeiros nos fogos de Coimbra, Sertã e Gavião, precisou Patrícia Gaspar.