Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Moeda mais valiosa da história britânica" vendida por 778 mil euros

Michael Leigh Mallory e os filhos encontraram uma moeda do século XIII, durante uma caminhada para detetar metais.

Reuters
29 de Janeiro de 2022 às 18:00
  • ...

Uma moeda de ouro, das mais antigas da Inglaterra alguma vez encontradas, foi vendida por 648 mil libras (778,64 mil euros à taxa de câmbio atual). Foi encontrada por Michael Leigh Mallory e os filhos, durante uma caminhada para praticar o "hobby" preferido do pai, detetar metais.

O homem de 52 anos encontrou a moeda de ouro da época de Henrique III a 10 cm de profundidade num terreno agrícola de Devon em Hemyock, no Reino Unido.

A moeda foi, entretanto, vendida pela casa de leilões Spink & Son por 648 mil libras, tendo superado o preço de reserva de 540 mil libras (648,86 mil euros). Foi comprada por um colecionador privado anónimo do Reino Unido que pretende emprestar a moeda a uma instituição pública ou a um museu.

Michael Leigh Mallory comprometeu-se a dividir o dinheiro arrecadado com o dono do terreno, prometendo ainda destinar uma parte não discriminada para caridade. Esta segunda-feira, o homem de 52 anos foi com os filhos ao túmulo de Henrique III na Abadia de Westminster para prestar a sua homenagem e agradecer o feito.

"É completamente surreal", comentou Mallory em entrevista ao Guardian. "Sou apenas uma pessoa normal com muita sorte. Este dinheiro vai mudar o futuro dos meus filhos", acrescentou. Com o dinheiro irá financiar os estudos de arqueologia da filha, Emily Leigh Mallory, que tem 13 anos, e do filho, Harry, de 10 anos.

Contactado pelo diário britânico, Regory Edmund, numismático sénior da Spink, apontou esta moeda como "sendo não só a mais valiosa da história britânica, mas também a mais valiosa moeda medieval inglesa já vendida em leilão".



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio