Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

McCain e Clinton grandes vencedores da Super Terça-Feira

John McCain, pelo Partido Republicano, e Hillary Clinton, pelo Partido Democrático, foram os grandes vencedores da Super Terça-feira, eleições primárias dos Estados Unidos.

06 de Fevereiro de 2008 às 09:13
  • ...

John McCain, pelo Partido Republicano, e Hillary Clinton, pelo Partido Democrático, foram os grandes vencedores da Super Terça-feira, eleições primárias dos Estados Unidos.

Mas se John McCain venceu tanto em número de estados como de delegados, Clinton ganhou o maior número de delegados mas perdeu na maioria dos estados em jogo.

Hillary Clinton fortaleceu a sua posição ao vencer em estados de grande número de delegados como a Califórnia, Nova Iorque, Nova Jersey e Massachussets. Este último estado foi uma desilusão para Barack Obama que esperava contar com uma possível vitória devido ao apoio que lhe foi dado pela família Kennedy, dali proveniente.

A estratégia da campanha de Obama para as primárias de terça-feira era tentar perder nos grandes estados por margem mínima e depois vencer em grande número nos pequenos e médios estados para contrabalançar as vitórias de Clinton.

No Partido Democrático os delegados à convenção são atribuídos através de um complicado sistema proporcional dos votos recebidos.

Hillary Clinton, contudo, venceu no estado do Tennessee (85 delegados)que era considerado uma parte vital da estratégia de Obama cujo triunfo num outro estado considerado também de grande importância, o Missouri (88 delegados) foi por menos de um por cento.

De qualquer modo, Obama venceu em 13 Estados contra oito de Hillary Clinton. As vitórias e o facto dos seus fundos de campanha serem enormes fazem com que Obama possa continuar a sua campanha com uma certa esperança de poder ainda ultrapassar Hilary Clinton. Analistas norte-americanos consideram que embora Clinton esteja agora em posição mais confortável, a luta de Obama ainda não terminou.

Os Democratas voltam a votar já no sábado nos estados da Louisiana, Nebraska e Washington e ainda no território das Ilhas Virgens, nas Caraíbas.

Os Republicanos votam também no sábado no Kansas, Louisiana e Washington. John McCain consolidou a sua posição de favorito para vencer a nomeação pelo Partido Republicano não só vencendo a maioria dos estados em jogo como também beneficiando do facto de os restantes terem sido divididos entre Mike Huckabee e Mitt Romney.

Romney prometeu terça-feira continuar a lutar pela nomeação enquanto Huckabee considerou que o processo é agora "uma luta a dois" entre ele e McCain.

A grande surpresa no Partido Republicano foi com efeito o ressurgimento de Mike Hackabee que ao vencer em cinco estados tirou praticamente qualquer possibilidade a Mitt Romney de se aproximar de McCain na liderança da corrida.

Para a esmagadora maioria dos analistas norte-americanos John McCain é agora já praticamente o vencedor à nomeação pelo Partido Republicano algo de irónico porque McCain conta com a oposição acérrima da ala conservadora do partido.

McCain, um "falcão" em termos de política externa mas moderado nas suas posições sociais e económicas, foi acusado várias vezes por elementos da ala conservadora republicana de atraiçoar o partido e de ser um veículo para a destruição da organização partidária.

Analistas fizeram notar que a afluência às urnas nas primárias republicanas de terça-feira foi bastante mais fraca do que nas votações do Partido Democrático, algo que é visto como um indicativo da falta de entusiasmo do eleitorado republicano com as suas opções.

McCain, se confirmado como candidato do Partido Republicano, terá que encontrar um meio de galvanizar as bases conservadoras do partido para as presidenciais de Novembro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio