Notícia
Mapa: Número de concelhos com pelo menos três infetados ultrapassa as duas centenas
Os números da DGS mostram que são agora 201 os municípios com três ou mais casos confirmados de Covid-19. Porto continua a ser o concelho mais afetado pela pandemia e está muito perto de atingir os mil casos positivos.
(Nota: Os dados deste mapa reportam a 14 de abril e foram anunciados pela DGS a 15 de abril. Contemplam só 80% do total de casos confirmados e não são incluídos os concelhos com menos de três casos confirmados. No mapa pode ver a evolução diária dos casos confirmados em todos os concelhos)
O relatório divulgado esta quarta-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS) indica que são agora 201 os concelhos do país com pelo menos três casos confirmados de Covid-19, mais quatro do que os registados na terça-feira.
Com três casos positivos cada, entraram nesta lista os municípios de Ponta Delgada, Castro Marim, Murça e Alfândega da Fé. Estes 201 concelhos representam 65,3% dos 308 municípios portugueses.
Já o número de concelhos com mais de 100 infetados manteve-se inalterado em 33 (10,7% do total).
Porto (980), Lisboa (962) e Vila Nova de Gaia (923) continuam a ser os três concelhos mais atingidos pelo surto, somando 2.865 casos positivos, cerca de um quinto (19,4%) dos 14.810 casos registados nos municípios com três ou mais infetados confirmados. Apesar da descida observada no ritmo de propagação do vírus, o concelho do Porto está muito perto de atingir a marca dos mil casos positivos de Covid-19.
Nota também para o município de Aveiro (203), que superou as duas centenas de infetados, elevando assim para 17 os concelhos com 200 ou mais casos confirmados. Já o número de municípios com pelo menos 100 casos mantém-se em 32, sendo que Castro Daire (99) está à beira de atingir a centena de infetados.
Norte regista mais de metade das mortes
O mapa da distribuição de infetados por concelhos mostra como a região Norte de Portugal é a mais atingida pelo surto. É também a norte onde se regista o maior número de óbitos causados pelo novo coronavírus: 339 mortes, mais de metade do total.
Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo (111), a região Centro (136) e o Algarve (9), enquanto no Alentejo não há ainda registo de fatalidades. Nos arquipélagos, a Madeira não apresenta ainda qualquer óbito e os Açores contabilizam 4 óbitos.
Os dados hoje reportados pela DGS mostram que o número total de mortos devido à pandemia aumentou 5,6% para 599.