Notícia
Londres é a cidade escolhida para os Jogos Olímpicos de 2012
Londres é a cidade escolhida para receber os Jogos Olímpicos de 2012. Jaques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional, anunciou hoje em Singapura a cidade vencedora, que será o palco do acontecimento desportivo mais mediático do mundo. Nova Iorq
Londres foi a cidade escolhida para receber os Jogos Olímpicos de 2012. Jaques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional, anunciou hoje em Singapura a cidade vencedora, que será o palco do acontecimento desportivo mais mediático do mundo. Nova Iorque, Madrid, Moscovo e Paris foram os concorrentes preteridos nas primeiras votações do dia.
Com o «slogan» «Back the Bid», Londres vai investir um total de 14,18 mil milhões de euros na organização do evento, sendo que 2,09 mil milhões serão para o Comité de Candidatura e 12,09 mil milhões de euros para as 10 infra-estruturas que serão criadas, juntando-se às 23 já existentes.
A renovação da baixa da zona Leste de Londres era um dos pontos positivos apontados na candidatura, que também contava com um forte apoio governamental e um grande envolvimento dos atletas.
Outras vantagens apontadas a esta candidatura foram a proximidade do Complexo da Aldeia Olímpica, o substancial investimento nas infra-estruturas rodoviárias e o carisma do líder da candidatura, o duplo campeão olímpico de meio-fundo Sebastian Coe (1.500 metros em Moscovo 1980 e Los Angeles 1984).
Mas as questões sobre a data de conclusão do Parque Olímpico, os problemas com as expropriações de terrenos, a poluição, a ausência de oficialização de cedência dos estádios de futebol e as preocupações sobre a fiabilidade do metropolitano e sobre trânsito eram encaradas como dificuldades para o triunfo londrino.
O comité de avaliação das candidaturas do COI referiu que, dada a «magnitude do projecto, é necessário um planeamento cuidadoso para certificar o cumprimento dos prazos».