Notícia
O icónico cão-balão de Jeff Koons servido num prato
Não é servido de bandeja, mas já está mais acessível. A escultura cão-balão do artista Jeff Koons, cujo original cor-de-laranja foi arrematado no final de 2013 por 58,4 milhões de dólares, em Nova Iorque, está disponível em tamanho mais pequeno por 8.000 dólares.
Jeff Koons é um artista norte-americano que se ama ou se odeia. Polémico, inspira a sua arte no dia-a-dia, com objectos do quotidiano que encontram as suas raízes no surrealismo, arte pop e dadaísmo.
Um dos seus ícones é o Puppy – um cachorro de 16 metros de altura, composto por flores, que faz parte da colecção do Museu Guggenheim de Bilbao.
Mas o reinado dos amigos de quatro patas não se ficou por aqui na obra de Koons. Mais tarde criou cinco esculturas gigantes em aço polido, que intitulou de Balloon Dog, e a sua versão cor-de-laranja (Balloon Dog - Orange) foi vendida pela leiloeira Christie’s e arrematada por 58,4 milhões de dólares, no dia 13 de Novembro de 2013.
Com esta venda, Jeff Koons, nascido a 21 de Janeiro de 1955, tornou-se o artista vivo a obter o valor mais elevado por uma obra de arte.
Mas agora as suas esculturas do cão-balão – que se assemelham a balões de hélio e que transmitem variadas sensações conforme o ângulo de onde sejam observadas – deixaram de estar acessíveis apenas a multimilionários e visitantes de museus. Não deixam de ter um preço que não é para todas as carteiras, mas já muitos entusiastas podem conseguir adquirir uma peça. Com efeito, a marca francesa de porcelana de luxo Bernardaud lançou uma colecção de pratos que expõem os trabalhos de artistas de renome e o cão-balão de Koons está entre os escolhidos - e a 3D.
Depois de ter lançado o cão-balão amarelo no ano passado, nos seus pratos de porcelana, a Bernardaud apresenta agora o cão-balão magenta, que crê que terá o mesmo sucesso. Estas peças têm um décimo do tamanho da peça original e estão disponíveis numa edição limitada de 2.300 unidades, custando 8.000 dólares cada uma.
Koons, que muitos referenciam por ter sido casado com a actriz porno italiana Ilona Staller, conhecida como Cicciollina [que veio depois a ser deputada do parlamento italiano], é também conhecido por muitas outras obras, como uma estátua do cantor norte-americano Michael Jackson a abraçar o seu chimpanzé Bubbles.
Antes de fazer a incursão pelas artes, Jeff Koons começou por trabalhar como corretor de bolsa em Wall Street. Na década de 80 abriu um atelier onde começou a fazer as suas esculturas e é tido como o primeiro artista a utilizar os serviços de uma agência de publicidade para promover a sua imagem.
Além da escultura de instalação, Koons já se aventurou também na fotografia e pintura.