Notícia
Iraque aceita resolução das Nações Unidas; acções sobem (act)
O Iraque aceitou hoje a Resolução das Nações Unidas que determina o desarmamento do país liderado por Sadam Hussein. As acções nos Estados Unidos reagiram com ganhos e os índices americanos já seguiam a subir.
A Resolução da ONU, que visa o regresso dos inspectores de armamento ao território, com o objectivo de averiguar se o Iraque é, ou não, portador de armamento de destruição maciça, foi aceite, anunciou hoje o embaixador do Iraque nas Nações Unidas.
Ontem o Parlamento do Iraque tinha rejeitado a Resolução, cabendo uma decisão final a Sadam Hussein. O líder do Iraque decidiu aceitar as determinações da ONU dois dias antes do fim do prazo para tomar uma posição.
A administração de Geroge Bush tinha já afirmado que tinha uma tolerância «zero» acerca desta matéria, sugerindo que atacaria o Iraque se o país árabe não aceitasse a Resolução.
Esta disputa estava a inquietar os mercados, que reagiram com ganhos à notícia. Depois de uma abertura a descer o Nasdaq ganhava 0,39% e o Dow Jones subia 0,72%. Na Europa os índices accionistas ainda negociavam em queda, mas a aliviar dos mínimos.
Pelo contrário o preço do petróleo seguia com perdas de 1,56% em Londres.