Notícia
Inflação na China próxima do nível mais alto desde 1996
O índice de preços no consumidor na China acelerou para próximo do nível mais elevado desde 1996, devido à forte subida dos preços dos alimentos e à valorização da moeda do país. A taxa de inflação subiu, em Abril, para 8,5% face ao período homólogo, anun
O índice de preços no consumidor na China acelerou para próximo do nível mais elevado desde 1996, devido à forte subida dos preços dos alimentos e à valorização da moeda do país. A taxa de inflação subiu, em Abril, para 8,5% face ao período homólogo, anunciou o instituto nacional de estatísticas do país.
Esta subida realizou-se depois de em Março a taxa de inflação ter avançado para 8,3% e ultrapassou as estimativas dos economistas consultados pela agência Bloomberg que previam que este indicador se situasse em torno dos 8,2%. Em Fevereiro, os preços subiram 8,7%, o que foi o maior ganho desde Maio de 1996.
Os preços dos alimentos subiram 22%, o que representa uma forte ameaça para a estabilidade social do país mais populoso do mundo.
O iuan registou uma subida de 4,2% face ao dólar, no primeiro trimestre, o que correspondeu ao maior ganho desde o final de uma taxa de câmbio fixa em 2005.
"A situação da inflação é muito séria e o governo precisa de uma solução clara", referiu Li Wei, economista do Standard Chartered Bank, citado pela agência Bloomberg.