Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação média já atingiu meta do Governo para o ano

A variação média da taxa de inflação dos últimos 12 meses superou os 4% em junho, meta prevista pelo Executivo para o conjunto do ano. Energia superou os 30%, o valor mais alto desde agosto de 1984. E já não estamos abaixo da média da Zona Euro.

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
O preço dos produtos energéticos tem mantido um perfil ascendente mais marcado. Pedro Brutt Pacheco
  • Partilhar artigo
  • ...

A inflação média dos últimos 12 meses apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) até ao mês de junho já ultrapassou ligeiramente a previsão do Governo para o conjunto do ano. De acordo com o gabinete de estatística, “estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 4,1% (3,4% no mês anterior)”, ou seja, ultrapassou em 0,1 pontos percentuais a projeção

...

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística Ministério das Finanças Fernando Medina Zona Euro Portugal política inflação preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio