Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Incêndios: Município de Torre de Moncorvo activa Plano de Emergência Municipal

O município de Torre de Moncorvo decretou esta noite o Estado de Emergência Municipal (EMM) devido ao incêndio com duas frentes que desde a tarde lavra no concelho e está a ser combatido por 261 operacionais.

Reuters
19 de Julho de 2017 às 00:09
  • ...

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, disse à agência Lusa, no local, que também foi accionado o Plano Municipal de Emergência, cerca das 22:00.

 

"Dadas as proporções que o incêndio assumiu, decidimos em conjunto, com diversas entidades activar o EMM. O incêndio atravessou várias freguesias do concelho desde a Açoreira, Moncorvo, Felgueiras e Felgar. Há muitos prejuízos a registar obrigou a que fossem tomadas todas medidas", frisou o autarca.

 

O autarca disse que espera que a noite traga alguma acalmia, já que o vento chegou a ultrapassar velocidades superiores a 50 quilómetros/ hora. "Esperamos que a noite nos ajude, já que a temperatura baixou e a humidade relativa poderá ser um factor favorável para evitar reacendimentos", precisou.

 

Nuno Gonçalves disse ainda que a Mata Nacional do Reboredo, que detém uma das maiores manchas de carvalho branco da Europa, "foi bastante afectada". "O pulmão verde de Torre de Moncorvo foi completamente afectado", indicou.

 

Entretanto, o grupo operacional que combate o incêndio que esta tarde deflagrou em Torre de Moncorvo foi reforçado em 173 elementos e mais 73 viaturas, disse à Lusa fonte da Protecção Civil Municipal.

 

Segundo a mesma fonte, a combater este incêndio, com duas frentes, que deflagrou às 14:02 na freguesia de Açoreira, no concelho de Torre de Moncorvo, estão agora 261 operacionais e 91 viaturas, entre elas mais sete máquinas de rasto que fazem parte do reforço. A fonte adiantou que este reforço de 173 operacionais é proveniente dos distritos de Braga, Lisboa e Setúbal e às 21:45 já estava no local, a ser colocado no cenário de combate ao fogo.

 

Segundo informações recolhidas junto do posto de comando, instalado há cerca de duas horas, não há aldeias em perigo, mas o Comandante Operacional Distrital (CODIS) está ainda a fazer o reconhecimento.

 

Segundo a Lusa constatou no local, o fogo está a consumir uma zona essencialmente povoada de mato, castanheiros e amendoal, tendo passado pela Serra de Reboredo, tida como uma das maiores manchas de carvalho branco da Europa.

 

O fogo está a lavrar em duas frentes, sendo avistado da Estrada Nacional 220, que liga Torre de Moncorvo ao cruzamento de Freixo de Espada à Cinta.

Ver comentários
Saber mais presidente da Câmara de Torre de Moncorvo Nuno Gonçalves Mata Nacional do Reboredo Plano Municipal de Emergência Torre de Moncorvo Protecção Civil Municipal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio