Notícia
Há mais pessoas do que empresas a pedir "falência"
Segundo estatísticas concedidas pelo Ministério da Justiça ao Expresso, os particulares socorreram-se dos Processos Especiais para Acordos de Pagamento quase 500 vezes desde a criação do instrumento.
Os particulares foram responsáveis por 80% das insolvências e 75% de todos os acordos de insolvência e reestruturação de dívidas, de acordo com os números avançados pelo Expresso. Ao todo passaram pelos tribunais portugueses 5.387 processos de recuperação e insolvência no primeiro semestre
Segundo estatísticas concedidas pelo Ministério da Justiça à publicação, os particulares socorreram-se dos Processos Especiais para Acordos de Pagamento quase 500 vezes desde a criação do instrumento.
Como explica o Expresso, desde 2012, as empresas podem recorrer ao Processo Especial de Revitalização e desde 2017 que os particulares podem recorrer Processo Especial para Acordo de Pagamento. "E ambos, singulares e empresas, podem ainda acionar ou serem puxados pelos credores para planos de insolvência, que, nos casos das pessoas coletivas, podem acabar num plano de recuperação ou no fecho de portas", escreve o jornal.