Notícia
Governo lança instituição financeira para apoio aos PALOP
O Governo está a ultimar a constituição de uma instituição financeira destinada a apoiar acções de desenvolvimento social nos PALOP, a qual deverá estar operacional em Maio, revelou, ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros
O Governo está a ultimar a constituição de uma instituição financeira destinada a apoiar acções de desenvolvimento social nos PALOP, a qual deverá estar operacional em Maio, revelou, ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, à margem da visita oficial que José Sócrates iniciou ontem a Angola.
João Gomes Cravinho explicou que esta instituição irá ser participada pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento e Cooperação Económica e os maiores bancos portugueses, BES, CGD, BCP e BPI.
O secretário de Estado da Cooperação especificou que a instituição, dotada de um capital social de 15 milhões de euros, irá ser submetida à apreciação do Banco de Portugal este mês, estando prevista que seja autorizada a sua entrada em funcionamento em Maio. A instituição terá por finalidade financiar projectos de investimentos que promovam o desenvolvimento social das áreas onde serão implementados.
Sócrates, numa conversa informal com jornalistas, antes da chegada a Luanda, sublinhou que Angola é uma aposta forte deste Governo nas relações Estado a Estado e que a dimensão da comitiva empresarial que o acompanha – cerca de 80 pessoas – é o reflexo disso mesmo. Mais tarde, após ter sido recebido pelo seu homólogo angolano, Fernando Piedade dos Santos, no aeroporto de Luanda, acrescentou que a visita é um reflexo "das extraordinárias responsabilidades e dos novos tempos" que marcarão as relações entre os dois países.