Notícia
Governo de Lisboa "muda-se" para Bruxelas hoje e terça-feira
A maioria dos ministros do governo português vai estar hoje e terça-feira em diversas Comissões do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a apresentar o programa, na sua área, da presidência portuguesa da União Europeia.
A maioria dos ministros do governo português vai estar hoje e terça-feira em diversas Comissões do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a apresentar o programa, na sua área, da presidência portuguesa da União Europeia.
Fonte comunitária disse à Agência Lusa que são esperados pelo menos 12 ministros e três secretários de Estado para "trocar informações", sozinhos ou em grupo, com eurodeputados de várias comissões parlamentares.
Estas deslocações são habituais no início de cada presidência da UE e dão continuidade à apresentação das prioridades de Lisboa feita pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, quarta-feira, na sessão plenária da instituição, em Estrasburgo, França.
Portugal assumiu a 01 de Julho, pela terceira vez, a Presidência semestral da União Europeia.
As novas responsabilidades de Lisboa à frente do Conselho da UE implicam um trabalho estreito com as restantes instituições europeias, em particular com a Comissão e com o Parlamento Europeu.
A comissão parlamentar de Cultura e Educação recebe hoje à tarde o maior número de ministros de Lisboa de uma só vez: Isabel Pires de Lima (ministra da Cultura), Augusto Santos Silva (Assuntos Parlamentares), Maria de Lurdes Rodrigues (Educação), Mariano Gago (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Pedro Silva Pereira (Presidência).
A comissão do Ambiente recebe, terça-feira, o ministro português da tutela, Francisco Nunes Correia, a das Relações Externas o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, a do Desenvolvimento o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, entre outras.
Por outro lado, vários ministros irão a mais do que uma comissão parlamentar, entre eles o ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, que irá terça-feira à Comissão da Agricultura e logo a seguir à das Pescas, ou o ministro da Economia, Manuel Pinho, que estará hoje na Comissão do Mercado Interno e terça-feira na da Indústria.
Os ministros das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, e o dos Transportes, Mário Lino, já estiveram quinta-feira reunidos, em Estrasburgo, respectivamente, com os eurodeputados membros das Comissões Finanças e Transportes.
Os membros do governo português serão, a partir de agora e até ao fim do ano, convidados regulares nas reuniões das comissões parlamentares e nas sessões plenárias do Parlamento Europeu.
Durante o seu mandato de seis meses, José Sócrates e os membros do seu Governo, embaixadores e altos-funcionários portugueses vão presidir a todas as cimeiras europeias, conselhos de ministros sectoriais - formais e informais - Comités dos Representantes Permanentes (COREPER), onde os embaixadores dos Estados-Membros em Bruxelas se encontram uma vez por semana, e a reuniões dos 140 grupos de trabalho que se dedicam a todos os temas políticos, no âmbito do Conselho da UE.
A terceira presidência portuguesa da UE, com 27 Estados-membros actualmente, desde que o país aderiu à então CEE, há 21 anos, será a maior operação político-diplomática e de segurança jamais organizada por Portugal.
As anteriores presidências europeias de Portugal foram exercidas nos primeiros semestres de 1992 (Governo de Cavaco Silva e quando o bloco contava com 12 membros) e de 2000 (Executivo de António Guterres e com 15 países na UE).