Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Feriados de Corpo de Deus e Todos os Santos podem voltar em 2016

Esta possibilidade foi avançada, em declarações à Rádio Renascença, pelo chefe da delegação da Santa Sé nas negociações com o Estado português sobre a concordata

Igreja da Misericórdia: Alguns registos da cidade indicam que a Igreja da Misericórdia foi construída no mesmo local onde antes havia outro templo religioso. Construída no século XVIII, está localizada no centro da cidade, o que a deixava nos arrabaldes da Porta dos Ferreiros, a porta de entrada.
04 de Janeiro de 2016 às 20:16
  • 8
  • ...

D. António Montes Moreira avançou à Rádio Renascença que os feriados de Corpo de Deus e Todos os Santos podem ser repostos este ano. Este responsável refere ainda que para tal basta que o Governo notifique a nunciatura sobre a sua vontade de repor os feriados. "O processo é simples e não são precisas negociações, bastando um mera formalidade", disse à rádio.

"Em relação aos feriados civis, o Governo tem toda a disponibilidade para decidir, mas da parte dos feriados religiosos, na situação presente, não é necessário fazer negociações com a Santa Sé", explicou o bispo emérito de Bragança à Renascença.

A rádio recorda que os feriados religiosos são regulamentados por acordo com o Vaticano, através da Concordata entre o Estado português e a Santa Sé. Para suprimir os dois feriados religiosos foi necessária, por isso, uma negociação com a Santa Sé, mas para a reposição, segundo D. António Montes Moreira, tal não será preciso.

A discussão e votação na generalidade dos projectos de vários partidos para a reposição de feriados terão lugar na próxima sexta-feira, 8 de Janeiro, na Assembleia da República. Todos os partidos têm em cima da mesa iniciativas legislativas para a reposição de feriados.

Em 2012, com efeitos a partir de 2013, o Governo de Pedro Passos Coelho suprimiu quatro feriados: dois religiosos, o de Corpo de Deus (feriado móvel), e o dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, e dois civis, 5 de Outubro, Implantação da República, e o 1.º de Dezembro, Restauração da Independência. Em 2016, o Corpo de Deus calha em Maio.

(Notícia actualizada para especificar que este ano o Corpo de Deus calha em Maio)

Ver comentários
Saber mais Rádio Renascenças Corpo de Deus Todos os Santos Governo Santa Sé D. António Montes Moreira Assembleia da República religião
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio