Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Europa aprova ajuda de 1,5 milhões por despedimentos em Portugal

Parlamento Europeu também vai prestar apoio financeiro aos trabalhadores despedidos em França.

23 de Novembro de 2011 às 12:09
  • ...
A comissão do orçamento do Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma ajuda no valor de 26 milhões de euros no rescaldo do despedimento de mais de 4.300 trabalhadores em Portugal e França. O apoio financeiro provirá do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG), refere um comunicado do PE.

A Portugal cabem 1,5 milhões de euros para ajudar 726 trabalhadores da indústria automóvel. A Comissão Europeia anunciou a 14 de Outubro esta candidatura de Portugal, que foi agora aprovada pelo PE.

A candidatura portuguesa prende-se assim com 726 despedimentos resultantes do encerramento de três empresas fabricantes de componentes para automóveis entre Julho de 2010 e Abril de 2011.

A quebra na procura de equipamento eléctrico para automóveis, que se seguiu ao declínio da procura de carros novos na UE, conjugada com a impossibilidade de operar novos cortes nos custos de produção e/ou aceder ao crédito, resultou no encerramento da empresa Krombert & Schubert Portugal Lda. e da unidade produtiva da Lear, na Guarda.

Já o encerramento da empresa Leoni Wiring Systems Viana Lda. ficou a dever-se a uma situação económica difícil resultante da crise, conjugada com a relocalização da unidade de produção para Marrocos.

O pacote de assistência do FEG ajudará os 726 trabalhadores despedidos a encontrarem um novo emprego, proporcionando-lhes: orientação; reconhecimento, validação e certificação de competências; formação em contexto de trabalho, formação profissional e subsídios à formação por iniciativa individual; apoio à criação do próprio emprego ou empresa; e incentivos à contratação, segundo a Comissão Europeia.

O montante total estimado do pacote é de 2,3 milhões de euros, tendo sido solicitada à UE uma participação do FEG que ascende a 1,5 milhões de euros e que foi agora aprovada.

A França, por seu lado, vai ter direito a 24,5 milhões de euros para ajudar 3.582 trabalhadores que perderam os seus empregos na Renault e em sete empresas fornecedoras da marca automóvel.

Recorde-se que, em Setembro passado, a Europa tinha já aprovado uma ajuda de 1,4 milhões a Portugal pelos despedimentos na Rohde – empresa alemã que no ano passado fechou a sua fábrica de calçado em Santa Maria da Feira. A fábrica tinha pedido insolvência em 2009 e o seu encerramento acabou por ser decretado no ano passado.
Ver comentários
Saber mais Europa CE PE FEG despedimentos ajuda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio