Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai com expectativa de manutenção de juros na Zona Euro

Discurso do presidente do BCE está a penalizar a moeda única, já que o mercado está a prever que a taxa de juro na Zona Euro não suba tão cedo como estava a ser antecipado.

30 de Agosto de 2011 às 17:50
  • ...
O discurso de ontem do Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, acalmou as expectativas de que a taxa de juro na Zona Euro possa aumentar, ao contrário do que tinha sido anteriormente antecipado.

Actualmente, o preço do dinheiro na Zona Euro está nos 1,50%. Antes dos últimos indicadores económicos, que apontam para um abrandamento da economia da Zona Euro, os economistas previam que o preço do dinheiro fosse fixado em 1,75%, no final deste ano. Contudo, estas expectativas já caíram por terra. Os economistas prevêem agora que os juros sejam mantidos em 1,5%, com algumas casas de investimento a considerarem que há mesmo o risco de haver novos cortes.

Esta ideia é justificada pelo facto da crise da dívida soberana estar a comprometer o crescimento económico da região, o que está a pressionar o valor do euro que segue a perder 0,55% para os 1,4431 dólares.

“Há sinais de que os problemas do mercado financeiro venham a ter grandes impactos na actual economia, [pelo que] os desafios vão começar a acumular-se na Zona Euro”, alerta Nick Bennenbroek, estratega da Wells Fargo, em declarações à Bloomberg.

Já do outro lado do Atlântico, Ben Bernanke fez um discurso mais optimista em relação à economia norte-americana. O presidente da Reserva Federal (Fed) explicou que não irá introduzir novos estímulos à economia, pois esta não está fraca o suficiente que justifique esta acção.

Robert Sinche, estratega cambial do Royal Bank of Scotland, acredita que a moeda vai acompanhar a evolução das bolsas e da percepção do risco.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio