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Direcção de programas da RTP1 ajuda na definição do canal Sociedade

A direcção de programas da RTP1 - Luís Andrade e Nuno Santos - estão a trabalhar com Luís Falcão, responsável pela RTP2, o futuro canal Sociedade, na definição da sua identidade e programação.

11 de Abril de 2003 às 20:42
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A direcção de programas da RTP1 - Luís Andrade e Nuno Santos - estão a trabalhar com Luís Falcão, responsável pela RTP2, o futuro canal Sociedade, na definição da sua identidade e programação.

A revelação foi feita hoje por Luís Andrade, director de programas da RTP1, na apresentação da programação de Páscoa do canal um. Segundo este responsável, «a intenção da RTP1 é assumir uma identidade generalista, mas sem abdicar da parte cultural da RTP2».

«O canal dois continua a ser a "jóia da coroa" da RTP», acrescentou Luís Andrade que, escusando-se a avançar pormenores sobre o processo, assegurou que «haverá uma grande sintonia entre o primeiro e o segundo canais, na medida em que muitos conteúdos do canal dois irão transitar para a RTP1, acabando-se de uma vez por todas com os programas em "guetos"», até Setembro ou Outubro, altura em que está previsto o arranque do canal Sociedade.

Na linha de um canal generalista como pretende ser a RTP1, Luís Andrade explicou que a sua estratégia de programação passa pela aposta na «qualidade e na diversidade».

A série de quatro episódios, de 30 minutos cada de «O Homem das Cavernas», realizada pela BBC, constitui a primeira grande estreia deste lote de conteúdos, sobretudo porque será exibida, a partir da próxima segunda-feira, em horário nobre (21.30 minutos).

Consciente que se trata de um programa com características muito próprias, Nuno Santos, director-adjunto de programas da estação pública, disse que a série vale pela sua qualidade, pretendendo, desta forma, apresentar-se como uma «alternativa aos outros operadores privados que se preocupam com as audiências».

E continuou, «não estamos preocupados com as audiências», embora o concurso «Operação Triunfo» tenha alcançado bons resultados a este nível. Nuno Santos explicou que, «sem abastardar o seu conteúdo, o "Operação Triunfo" cativou públicos fora dos habituais C2 e D com mais de 64 anos», ou seja, telespectadores das classes A e B, nas faixas etárias 15-24 anos e 35-44 anos, nas áreas da grande Lisboa e Porto.

Do mesmo pacote fazem parte, também, os filmes «Gente Feliz com Lágrimas» (a exibir 15 de Abril), «Moisés», «A Maior História de Todos os Tempos» e «As Sandálias do Pescador» (sexta-feira Santa).

No dia seguinte (sábado), será transmitido o concerto dos Madredeus com a Orquestra Sinfónica da Rádio Flamenga, Gunther Broucke.

No domingo de Páscoa, haverá uma gala do concurso «Operação Triunfo» que reúne todos os concorrentes residentes e excluídos, numa noite onde não haverá expulsões e a qual será inteiramente dedicada à música portuguesa.

Ainda em homenagem à música portuguesa, a RTP vai associar-se à gravação do concerto comemorativo do Dia Mundial da Voz, que reúne no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém os Ala dos Namorados, Camané, Jacinta, Jorge Palma, entre outros.

Para assinalar o dia 25 de Abril, a RTP vai exibir um programa cuja personalidade central é Mário Soares que conversa com jovens em diversos locais históricos para a revolução (Estação de Sta. Apolónia, Largo do Carmo e Sede da Pide). O filme «Capitães de Abril», de Maria de Medeiros será exibido na noite desse dia.

Por Paula Brito

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