Notícia
Confiança económica italiana diminui em Novembro; contraria estimativas
A confiança económica em Itália diminuiu em Novembro, para perto do valor mais baixo dos últimos cinco anos, contrariando o aumento esperado pelos analistas, divulgou hoje o instituto Isae.
De acordo com o Isae, que se baseou em entrevistas a quatro mil empresas, o índice de confiança económica recuou em Novembro para os 83 pontos, contra os 86 pontos registados em Outubro e abaixo dos 88 pontos previstos pelos analistas.
Segundo analistas, citados pelas agências internacionais, «a confiança irá manter-se em baixa até Março ou Abril», enquanto a economia italiana deverá contrair 0,1% este trimestre, depois de ter crescido 0,2% no trimestre anterior.
Wim Duisenberg, presidente do Banco Central Europeu, afirmou ontem que o crescimento das economias da Zona Euro deverá manter-se fraco, mas que começam a surgir sinais de que poderá começar a recuperar no decorrer do próximo ano.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu ontem em baixa a estimativa de crescimento da Zona Euro, cortando 0,1 pontos percentuais às previsões efectuadas em Setembro, pelo que as recentes previsões da instituição apontam para que a economia dos 12 países que partilham a moeda única cresça 1,5% este ano e 1,2% em 2002.
Segundo o FMI, a economia italiana irá crescer 1,8% em 2001 e 1,2% no próximo ano.