Notícia
Comissão Europeia deixa inalterada previsão de crescimento para PIB da Zona Euro
A Comissão Europeia manteve inalterada a previsão de crescimento para o terceiro e quarto trimestres do ano na economia da Zona Euro. O PIB deverá crescer entre 0,2% e 0,5%.
A previsão feita no dia 10 de Outubro mantém-se ao mesmo tempo que os empresários e consumidores acentuam o seu pessimismo e a economia cresce ao ritmo mais lento desde a recessão de 1993.
O Banco Central Europeu (BCE), depois da Reserva Federal norte-americana ter baixado a taxa de juro em 50 pontos base para 1,25%, vê aumentar a pressão para que realize o mesmo movimento em relação à taxa de juro praticada na Zona Euro.
Segundo o relatório apresentado hoje pelo Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro expandiu-se a uma taxa de 0,4% no segundo trimestre, a mesma taxa de expansão do trimestre anterior.
O PIB português registou, no período em análise, uma expansão de 0,7%, inferior em uma décima quando comparado com primeiro trimestre do ano.
A Grécia foi o país que maior quebra registou. O produto grego registou um crescimento de 0,3% quando no primeiro trimestre do ano se tinha expandido 1,9%
A Finlândia cresceu 2,1% contra a retracção de 0,7% registada no primeiro trimestre do ano e foi o país da Zona Euro que mais cresceu no período em análise.
No terceiro trimestre a Comissão Europeia aguarda um crescimento de 0,2% e 0,5% no PIB da Zona Euro, aguardando uma repetição desta taxa de crescimento nos três últimos meses deste ano.