Notícia
Bruxelas diz que China deverá diversificar reservas cambiais
A China pode vir a aumentar as suas reservas cambiais noutras moedas para além do dólar, aumentando a pressão sobre o preço da divisa norte-americana, revela um relatório da Comissão Europeia. Actualmente, a China detém reservas de cerca de 769 mil milhõe
A China pode vir a aumentar as suas reservas cambiais noutras moedas para além do dólar, aumentando a pressão sobre o preço da divisa norte-americana, revela um relatório da Comissão Europeia. Actualmente, a China detém reservas de cerca de 769 mil milhões de dólares.
«Têm havido indicações de que a China pode começar a diversificar as reservas de moedas estrangeiras, afastando-se dos activos denominados em dólares, algo que poderá levar a pressões de descida do dólar», referiu a Comissão Europeia num relatório a que a Bloomberg News teve acesso.
A China constituiu reservas recorde denominadas em dólares, com a compra, por parte do banco central de dólares para limitar os ganhos do iuan. O limite diário imposto de 0,3% de flutuação face ao dólar foi removido e, desde aí, o iuan apreciou 0,5%.
O superávite da balança comercial chinesa triplicou em 2005, terminando o ano no recorde de 102 mil milhões de dólares, revelou o governo do país asiático. A economia chinesa deverá ter crescido a um ritmo de 9,4% no ano passado, de acordo com as últimas estimativas do governo, mas para 2006, o crescimento deverá voltar a acelerar este ano. Os primeiros dados apontam para um crescimento de 10,1% em 2006.
A divisa chinesa encontrava-se hoje a valer 8,0705 iuan por dólar.