Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig vencem Nobel da Economia

Os académicos - os três de universidades americanas - foram galardoados pelo trabalho de investigação que efetuaram sobre bancos e crises financeiras, anunciou a academia sueca. Bernanke foi presidente da Fed durante oito anos.

  • ...
Os académicos Ben Bernanke (Brookings Institution), Douglas Diamond (Universidade de Chicago) e Philip Dybvig (Universidade de Washington em St. Louis) foram os vencedores deste ano do Prémio Nobel da Economia, anunciou esta segunda-feira a Real Academia Sueca de Ciências.

A distinção foi justificada com a investigação que os três fizeram sobre bancos e crises financeiras.


Ben Bernanke foi presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed) entre 2006 e 2014. Bernanke foi autor de um estudo pioneiro, em 1983, que explicava como o colapso dos bancos pode propagar crises financeiras, e não ser apenas o resultado de uma crise.

No mesmo ano, os economistas Douglas Diamond e Philip Dybvig foram autores de um estudo sobre os riscos de "transformação de maturidade", ou seja, o processo de transformar empréstimos a curto prazo em crédito a longo prazo.

"Os laureados são responsáveis pelas fundações no nosso entendimento moderno sobre por que é que os bancos são necessários, e o que fazer em relação a isso", disse John Hassler, do Instituto para Estudos Económicos Internacionais da Universidade de Estocolmo e membro do comité que atribui o prémio.

Este é o último dos Prémios Nobel a ser conhecido, após o anúncio na semana passada dos vencedores nas categorias de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz, e será entregue, tal como os outros, no dia 10 de dezembro.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio