Notícia
BCE diz 96% das ATM convertidas para euros
O Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que, do total das máquinas automáticas (ATMs) na Zona Euro, 96% encontram-se a fornecer numerário em euros, segundo declarações do presidente daquela instituição, Wim Duisenberg.
Este valor corresponde a mais de 180 mil máquinas convertidas para euros, três dias após o início da circulação física daquela divisa numa região que envolve directamente mais de 300 milhões de habitantes.
Segundo dados da Comissão Europeia referentes ainda ao dia de ontem, a percentagem de pagamentos em euros nas cadeias de retalho espalhadas pela Zona Euro ronda os 20%.
A Comissão Europeia acrescentou que se verificava «uma taxa muito mais elevada» de clientes que pagaram nas divisas nacionais e que receberam o troco em euros.
Na Áustria, Alemanha, Luxemburgo e Holanda, todas as ATMs já estão a fornecer dinheiro em euros.
Em Portugal, às 11h da manhã de hoje, a rede Multibanco partilhada já tinha 86% dos terminar a entregar euros, avançou a Lusa, citando fonte do Banco de Portugal. Se for contabilizada a rede privada de terminais, aquela percentagem sobe para 90%.
A Modelo Continente [MCON], a maior retalhista nacional e que tem responsabilidades na distribuição de euros junto dos consumidores, garantiu ao Negocios.pt que 95% dos pagamentos em numerário nas suas lojas foram efectuados em escudos, tendo recebido troco em euros, segundo fonte oficial da empresa.
Até às 18h30 de ontem, os portugueses tinham levantado 58,65 milhões de euros, segundo o último balanço da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), empresa que gere a rede Multibanco em Portugal.
No final da primeira semana a contar desde a entrada em circulação do euro, que ocorreu a 1 de Janeiro, a «maioria» dos pagamentos efectuados na Zona Euro utilizarão a nova moeda, devendo a percentagem a subir para os 90% no final da segunda semana, de acordo com a Comissão Europeia.
Cada euro vale 200,482 escudos.