Notícia
Banco de Portugal baixa previsões de crescimento da economia
O Banco de Portugal, no Boletim Económico de Inverno, divulgado hoje, reviu em baixa as suas projecções para o crescimento da economia portuguesa. O PIB português vai crescer 0,8% este ano e 1% em 2007, previsões mais pessimistas que as assumidas pelo Gov
O Banco de Portugal, no Boletim Económico de Inverno, divulgado hoje, reviu em baixa as suas projecções para o crescimento da economia portuguesa. O PIB português vai crescer 0,8% este ano e 1% em 2007, previsões mais pessimistas que as assumidas pelo Governo e pelos organismos internacionais.
As últimas projecções divulgadas pelo banco central português apontavam para um crescimento da economia nacional de 1,2% este ano.
As novas previsões hoje divulgadas pelo Banco de Portugal apontam para que o PIB tenha crescido 0,3% no ano passado, menos que os 0,5% previstos anteriormente.
A instituição liderada por Vitor Constâncio antevê a inflação deste ano nos 2,5% e a de 2007 nos 2,3%.
Banco de Portugal mais pessimista
O Banco de Portugal é mais pessimista que o governo, que no Orçamento do Estado para este ano antevê um crescimento do PIB em 1,1%.
O FMI, segundo as última projecções de Setembro, prevê um crescimento de 1,2% para a economia nacional este ano. A OCDE estima um crescimento do PIB em 1%.