A carregar o vídeo ...
Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Antigo Presidente francês François Hollande vai concorrer às legislativas

O antigo chefe de Estado apoiou a criação de uma nova aliança de vários partidos da esquerda francesa, insistindo que era preciso ir "além das divergências" perante o risco de um executivo de extrema-direita.

15 de Junho de 2024 às 13:00
  • 8
  • ...
O socialista François Hollande, Presidente francês entre 2012 e 2017, vai concorrer às eleições legislativas antecipadas, que decorrerão dentro de duas semanas.

A informação é noticiada pela Efe, que cita a confirmação pela comitiva de Hollande à rádio France Info.

Hollande deverá falar à comunicação social nas próximas horas.

Na quinta-feira, o antigo chefe de Estado apoiou de forma plena a criação de uma nova Frente Popular, uma aliança de vários partidos da esquerda francesa, insistindo que era preciso ir "além das divergências" perante o risco de um executivo liderado pela extrema-direita.

Hollande pediu uma coligação de esquerda que defenda "uma orientação europeia, a presença de França" na NATO e o reconhecimento dos ataques do Hamas em Israel, em 07 de outubro de 2023, como terrorista.

Esta foi, de acordo com a Efe, uma forma de se distanciar do partido França Insubmissa (LFI), de Jean-Luc Mélenchon, com que mantém profundas divergências.

Os partidos de esquerda franceses, Partido Socialista, o ecologista EELV, França Insubmissa e Partido Comunista Francês, anunciaram na quinta-feira que tinham alcançado um acordo final para criar a Nova Frente Popular face às eleições legislativas antecipadas.

A data das eleições também foi criticada pelo ex-Presidente, que criticou o seu sucessor, Emmanuel Macron, por as ter convocado "no pior momento e nas piores circunstâncias".

As eleições vão realizar-se em duas voltas, a 30 de junho e 07 de julho e foram convocadas por Macron na noite de domingo, depois da vitória destacada do partido de extrema-direita União Nacional (RN, sigla em francês) nas eleições europeias no domingo.
Ver comentários
Saber mais François Hollande Emmanuel Macron União Nacional Frente Popular Partido Socialista França
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio