Notícia
Mapa: Área Metropolitana de Lisboa supera a do Porto em casos de covid-19
Três meses após o primeiro caso de covid-19 reportado em Portugal, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) supera pela primeira vez a Área Metropolitana do Porto (AMP) em número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.
De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS), a AML contabiliza 9.460 casos confirmados enquanto a AMP regista 9.390, sendo esta a primeira vez que a região da Grande Lisboa supera a do Grande Porto.
Face aos dados da véspera, a região da capital apresenta um incremento de 331 casos, o que é explicado em grande medida pela subida de 182 casos no concelho de Sintra, que incluem atualizações das notificações médicas dos últimos quatro dias.
Sintra já é o quarto concelho mais atingido
Com a atualização dos dados dos últimos quatro dias, Sintra passou a ser o quarto município com maior número de casos ultrapassando Braga e Matosinhos e contabiliza apenas menos três casos do que o Porto.
A autarquia presidida por Basílio Horta apresenta uma incidência de 3,49 casos por mil habitantes, já acima da média nacional de 3,2 casos por mil habitantes.
Ainda acima de um milhar de casos surgem Matosinhos (1.281), Braga (1.225), Loures (1.089) e Gondomar (1.083).
Estarreja atingiu a centena de casos, elevando para 53 (17,2% dos 308 municípios nacionais) o número de concelhos com pelo menos 100 casos.
Já o número de autarquias com pelo menos três casos aumentou de 225 para 226 com a inclusão de Santa Cruz da Graciosa e representam agora 73,4% do total.
Dos 195 casos reportados nas últimas 24 horas, 158 (81%) registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo, 29 (14,9%) na região Norte, seis no Centro, um no Alentejo e um na Madeira, o primeiro na região autónoma desde 7 de maio. No Algarve e nos Açores não foram contabilizados novos casos.