Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro acelera ligeiramente para 2,5% em janeiro

Estimativa rápida revela que o primeiro mês de 2025 ficou marcado por uma nova aceleração dos preços na energia e nos serviços. Índice harmonizado de preços no consumidor da Zona Euro terá acelerado uma décima. Inflação subjacente manteve-se inalterada.

DR
  • ...

A taxa de inflação na Zona Euro terá acelerado ligeiramente, em termos homólogos, para 2,5% em janeiro, segundo a estimativa rápida do Eurostat divulgada esta segunda-feira. O valor corresponde a um aumento de uma décima na taxa de inflação, com o arranque do novo ano a ficar marcado por uma nova aceleração dos preços na energia e nos serviços. 

Os serviços foram, entre as quarto grandes componentes do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), a que terá registado a maior variação homóloga na Zona Euro, à semelhança do que se verificou durante todo o ano passado. A variação homóloga do IHPC desta componente, onde a restauração e alojamento têm grande peso, terá sido de 4% em janeiro, o que compara com 3,9% em dezembro. 

Seguiu-se a componente que agrega alimentação, álcool e tabaco, com uma variação homóloga do IHPC de 2,3%. Ainda assim, em comparação com o mês anterior, houve um alívio na subida de preços desta componente, já que, em dezembro, a variação do IHPC da alimentação, álcool e tabaco foi de 2,6%.

Por outro lado, o IHPC relativo aos preços da energia voltou a acelerar no arranque do ano. Em janeiro, os preços dos produtos energéticos terão subido ao ritmo mais rápido entre as grandes componentes do IHPC, passado de uma variação homóloga de 0,1% para 1,8%, segundo a estimativa rápida do Eurostat. Já o IHPC dos bens industriais não energéticos manteve-se estável nos 0,5%, o mesmo valor do mês anterior.

A taxa de inflação subjacente da Zona Euro, que exclui os produtos do cabaz que estão mais sujeitos a variações de preço (energia e alimentação, álcool e tabaco), manteve-se também estável nos 2,7% em janeiro. Este terá sido o quarto mês com a inflação subjacente nos 2,7%, o que significa que a subida de preços nos produtos mais estáveis – com destaque para a saúde e educação – tem mantido um ritmo constante desde setembro.

Portugal acima da média

Entre os 20 países da moeda única, as variações homólogas mais elevadas do IHPC em janeiro foram registadas na Croácia (5%), Bélgica (4,4%) e Eslováquia (4,1%). Em sentido oposto, a taxas de inflação mais baixas foram observadas na Irlanda (1,5%), Finlândia (1,6%) e Itália (1,7%). 

Em Portugal, a variação homóloga do IHPC terá sido de 2,7%, duas décimas acima da média.

(notícia atualizada às 10:34)

Ver comentários
Saber mais inflação zona euro preços consumidor Eurostat IHPC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio