Notícia
Famílias voltam a poupar mais nos meses do verão. Taxa de poupança ficou nos 10,7%
No terceiro trimestre deste ano, que corresponde aos meses do verão, as famílias pouparam mais, numa subida de 0,6 pontos percentuais face aos três meses anteriores para 10,7%.
No terceiro trimestre deste ano, as famílias portugueses voltaram a poupar mais, reforçando os valores nos dois dígitos, acima da média histórica, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"A taxa de poupança das famílias atingiu 10,7%, mais 0,6 pontos percentuais que no trimestre anterior. Este desempenho foi consequência do aumento de 2,3% do rendimento disponível bruto (2,4% no trimestre anterior), superior ao crescimento de 1,6% do consumo privado", explica o INE.
A autoridade estatística nacional lembra que as variáveis "estão em termos nominais, o que, no caso do consumo privado, significa que a sua evolução é também influenciada pelo crescimento dos preços", ou seja, variação da inflação.
Os dados mostram que, em termos reais (contando com a inflação), "o consumo privado aumentou 1% no ano acabado no terceiro trimestre". Para o crescimento do rendimento disponível bruto (RDB), as remunerações contribuíram em 1,5 pontos percentuais e o excedente bruto de exploração - que inclui rendas, juros e lucros e exclui as remunerações do trabalho - contribuiu em 0,4 p.p. para a taxa de variação da poupança.
Por outro lado, o RDB nominal per capita das famílias atingiu 18 mil euros no terceiro trimestre, o que representou um aumento de 2%, relativamente ao trimestre anterior. "As remunerações per capita atingiram 12,8 mil euros, mais 1,9% que no trimestre anterior", detalha o INE.
A expectativa do Banco de Portugal, por exemplo, que é acompanhada pelo Governo, é de que a taxa de poupança para o conjunto deste ano se aproxime dos níveis da pandemia, ou seja, no dois dígitos, acima de 11% do rendimento disponível.
No boletim de dezembro, o BdP aponta para uma taxa de poupança este ano nos 11,5%.
(Notícia atualizada às 11:28)