Outros sites Medialivre
Comunicados de Imprensa A informação dos comunicados de imprensa são da exclusiva responsabilidade das marcas e produtos neles referidos
Notícia

Telpark fecha 2024 com EBITDA recorde e expansão sem precedentes

28 de Março de 2025 às 16:37
  • ...

O Grupo Empark, líder em serviços de estacionamento, que opera sob a marca Telpark, encerrou 2024 com receitas e rentabilidade recorde, consolidando a sua posição de referência no sector.

A empresa registou um EBITDA ajustado de 107,3 milhões de euros, um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, com uma margem acima de 50% pelo terceiro trimestre consecutivo. Este sólido desempenho foi impulsionado por receitas de 211,2 milhões de euros, um aumento de 7,4% (+8,1% em termos de portefólio comparável) graças à otimização da estratégia comercial e à maximização do retorno dos seus ativos. Por segmento e em termos de portefólio comparável, o segmento "Off-Street" (parques de estacionamento) aproximou-se de um crescimento de dois dígitos (+9,4%), enquanto o segmento "On-Street" (vias públicas) registou um aumento de 4,6%.

2024 foi também um ano recorde para a Telpark em termos de investimento. A empresa reforçou a sua presença com 30 novos contratos (22 Off-Street e 8 On-Street) que envolveram um investimento estratégico de quase 140 milhões de euros e a incorporação de mais de 16.000 novos lugares de estacionamento.

Destaca-se a aquisição, em novembro, de parte da carteira da Isolux Corsán Aparcamientos, que veio acrescentar 12 parques de estacionamento e 7.185 lugares à carteira de ativos da Telpark. Dentro do segmento Off-Street, realizou também outras operações que lhe permitiram aumentar a sua capilaridade, como a compra de parques de estacionamento em cidades como Benidorm, Las Palmas de Gran Canaria e A Coruña. No total, foram acrescentados 10.000 novos lugares em Off-Street e 6.000 em On-Street.

Além disso, durante este ano, a Telpark realizou uma colocação privada de 125 milhões de euros, com o objetivo de continuar a crescer através de aquisições em Espanha e Portugal.

No que diz respeito à digitalização, um dos pilares estratégicos da empresa, a aplicação Telpark ultrapassou a barreira dos 5 milhões de utilizadores ativos em 2024. Já a penetração dos produtos digitais atingiu 17,5% das receitas do volume de negócios (bilhetes diários) no segmento Off-Street, subindo para 21,1% em setembro, durante a campanha de vendas que a Empresa lançou em quase todo o seu portefólio.

Durante 2024, a Telpark também acelerou a transformação dos seus parques de estacionamento em hubs de mobilidade. Este compromisso materializou-se em marcos como a reabertura do parque de Las Cortes (Madrid) em dezembro, convertido num hub com 163 novos carregadores elétricos. Além disso, na sua aposta na mobilidade elétrica, alcançou mais de 1.000 pontos de carregamento semirrápido e 74 pontos de carregamento rápido em funcionamento. Esta implantação de infraestruturas elétricas próprias posiciona-o como uma das empresas líderes na transição para a mobilidade sustentável em Espanha e Portugal.

 

Mudanças na gestão

A Telpark nomeou o português Pedro Agapito como novo CEO, com efeitos a partir de 1 de abril. Agapito sucede a Jo Cooper, que ocupava o cargo desde 2019 e assume agora o cargo de Presidente Executivo. No seu novo cargo, Cooper irá concentrar-se nas relações com os acionistas e no desenvolvimento de estratégias destinadas a reforçar os negócios da empresa a longo prazo. Pedro Agapito, até agora Chief Financial Officer (CFO), assume a gestão da Telpark depois de ter desempenhado um papel fundamental na sua evolução e solidez económica nos últimos anos. Com uma vasta experiência no sector, Agapito irá liderar a nova fase da empresa, centrada na promoção da inovação, digitalização e expansão do negócio em Espanha e Portugal.

Mais notícias