A iniciativa, pioneira em Portugal, visa promover uma experiência mais tranquila e inclusiva para pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Lançada no Alegro Setúbal, a "Hora Silenciosa" alarga-se, a partir de abril, aos cinco centros comerciais Alegro: aos domingos, das 10h00 às 11h00. A 2 de abril, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, realiza-se uma "Hora Silenciosa" extraordinária em todos os Alegro para marcar o arranque da iniciativa.
Depois do Alegro Setúbal se tornar no primeiro centro comercial em Portugal a lançar a "Hora Silenciosa", a Nhood anuncia a extensão da iniciativa aos restantes ativos Alegro sob sua gestão: Alegro Alfragide, Castelo Branco, Montijo e Sintra, no seguimento de uma escuta ativa da comunidade.
Cinco centros, todos os domingos
Assim, a "Hora Silenciosa" irá acontecer nos cinco centros Alegro, todos os domingos, das 10h às 11h, a partir de abril. Durante este período são diminuídos os ruídos e estímulos para receber pessoas com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e as suas famílias, proporcionando um acolhimento mais inclusivo e transversal e permitindo-lhes um planeamento e experiência mais tranquilos.
O arranque da iniciativa está marcado para o dia 2 de abril, terça-feira, com a realização de uma "Hora Silenciosa" extraordinária por ocasião do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, também entre 10h e as 11h.
"O alargamento da "Hora Silenciosa" a todos os centros comerciais Alegro resulta da escuta ativa aos nossos clientes e às comunidades onde os ativos que gerimos se inserem. Esta iniciativa pioneira no nosso setor, permite-nos contribuir para criar ambientes mais acessíveis e acelerar a mobilização da sociedade para um futuro mais inclusivo", refere Margarida Madeira, People and Culture Director da Nhood.
Uma iniciativa com e para a comunidade
Esta iniciativa conta com um conjunto de medidas inclusivas cocriadas em parceria com os polos da APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo) das áreas onde os centros estão localizados. Membro da FPDA - Federação Portuguesa de Autismo, a APPDA colaborou com a Nhood na definição de medidas para reduzir os estímulos sensoriais nos centros comerciais Alegro, tais como:
- Desligar a música e ecrãs;
- Iluminação do centro mais amena;
- Paragem da circulação dos carrinhos de limpeza;
- Equipa de segurança a trabalhar com auriculares;
- Telemóveis dos colaboradores em modo silencioso;
- Redução da intensidade da luz nas montras das lojas.
"A parceria com a APPDA vem reforçar o nosso compromisso com as práticas sustentáveis e socialmente responsáveis já implementadas no universo Alegro nos últimos anos, como o Color ADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos no parqueamento do Alegro Setúbal ou o projeto COMERCI-ALL – Atender a Todos, uma ferramenta de formação gratuita disponibilizada aos lojistas de todos os centros Alegro para capacitar os estabelecimentos comerciais a melhor atender pessoas com deficiência ou necessidades", conclui ainda Margarida Madeira, People and Culture Director da Nhood.
Por sua vez, Jorge Bernardo, Presidente da APPDA – Setúbal, refere "1 em cada 100 pessoas têm diagnóstico de perturbação do espectro do autismo e a experiência em espaços públicos, como centros comerciais, pode ser muito desafiante, uma vez que o autismo é uma condição complexa que afeta indivíduos de diversas maneiras, sendo especialmente sensíveis a estímulos sensoriais. Numa sociedade onde existem ainda muitos obstáculos por limar, estamos muito satisfeitos por fazer parte do arranque pioneiro desta iniciativa no retalho comercial e acreditamos que além do maior conforto às famílias, irá contribuir como reforço deste pilar pedagógico da sociedade".
Disponibilização gratuita de Abafadores de Ruído
Para além da "Hora Silenciosa", os centros Alegro vão ainda disponibilizar de forma gratuita e permanente Abafadores de Ruído para adultos e crianças, que podem ser requisitados todos os dias da semana junto dos Balcões de Apoio ao Cliente de cada centro, para permitir uma visita mais calma e ininterrupta a pessoas com PEA, neurodivergentes ou com especial sensibilidade ao ruído.