Marca investe mais de 1 milhão de euros na renovação de fardas.
A McDonald’s Portugal apresenta novas fardas. Criadas e produzidas em Portugal num projeto com a coordenação do designer Paulo Cravo, os novos modelos vestem os mais de 8500 colaboradores dos 189 restaurantes da marca no país, correspondendo a um investimento superior a 1 milhão e 200 mil euros.
Com design português da autoria de Cátia Abreu e Melanie Melo – vencedoras do concurso lançado pela McDonald’s Portugal, em parceria com o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), destinado a jovens criadores nacionais e estudantes de Design e de Moda –, as novas fardas foram produzidas com tecidos nacionais pela empresa portuguesa HR Group, sediada em Mangualde, e parceira de longa data da McDonald’s no fornecimento do fardamento dos colaboradores.
Para a estreia dos novos modelos, em junho de 2022, foram produzidas cerca de 77 mil peças, num investimento superior a 1 milhão e 200 mil euros. Existem propostas diferentes, adaptadas a cada função nos restaurantes: funcionário, treinador, relações públicas e gerente. As novas fardas apresentam novos tecidos – mais modernos e funcionais – e uma palete de cores onde a azul ganga e o amarelo predominam.
O objetivo da McDonald’s é continuar a apostar na juventude e no talento nacional para a criação de fardas que apresentem uma imagem moderna e contemporânea, em sintonia com os restaurantes da marca e com as atuais tendências de design, e que sejam, em simultâneo, confortáveis e práticos de usar pelos mais de 8500 colaboradores que todos os dias são os embaixadores da marca nos 189 restaurantes em Portugal.
O projeto partiu de um concurso público a nível nacional, com um prémio no valor pecuniário de 5 mil euros. O júri, constituído por profissionais de Moda e Design entre os quais Paulo Cravo e Manuel Serrão, por membros do CITEVE, pela Diretora de Recursos Humanos da McDonald’s Portugal, Sofia Mendoça, e pelo Franquiado da McDonald’s, Francisco Nadais, elegeu como vencedora a proposta apresentada por Cátia Abreu e Melanie Melo, à época estudantes da Licenciatura em Design de Moda da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, com a coordenação do projeto e acompanhamento das estudantes pela designer Maria Gambina.
Já às cerca de 20 mil fardas antigas, desenvolvidas em 2008 pela designer portuguesa Katty Xiomara, será garantido um fim de vida útil, reforçando assim o compromisso da McDonald’s na área da sustentabilidade ambiental, através de um projeto que visa a valorização destes resíduos. A reciclagem das fardas antigas apresenta-se, assim, como mais um projeto da marca na vertente da economia circular.
A aposta na circularidade não é novidade para a McDonald’s que há mais de 10 anos desenvolveu e implementou um sistema de gestão de óleos alimentares usados através do qual assegura 100% da recolha seletiva deste resíduo. Os óleos usados são posteriormente utilizados para a produção de Biodiesel, sendo o valor resultante da venda deste resíduo angariado e doado à Fundação Infantil Ronald McDonald, apoiando desta forma a continuidade dos seus projetos.
Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal:
"Estamos muito satisfeitos por renovar as fardas dos nossos colaboradores e apresentar esta nova imagem nos restaurantes. É essencial que os principais embaixadores da marca se sintam bem com o que usam, não só do ponto de vista prático como também no que respeita ao gosto e identidade de cada um, na sua relação com a McDonald’s.
É evidente que esta atualização nos permite renovar a experiência dos consumidores nos restaurantes McDonald’s. A constante modernização da nossa marca é também espelhada neste novo design, que tem como base o espírito feel good e jovial da McDonald’s.
Este projeto reforça ainda o compromisso da McDonald’s a vários níveis da nossa responsabilidade corporativa, nomeadamente, na preocupação e aposta constante nas nossas pessoas, no continuo investimento em fornecedores nacionais e até na componente de sustentabilidade ambiental, através de projeto de economia circular que irá garantir um fim de vida útil às fardas antigas."
Declarações de Fernando Mateus, Diretor-Geral da HR Group:
"O orgulho de produzirmos as fardas da McDonald’s está presente em todas as áreas da HR, sendo a marca uma inspiração para sermos cada vez mais fortes e consistentes. Alinhados com os valores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da McDonald’s, apostámos desde sempre num processo "Made In Portugal". Mais de 77 mil peças constituem este novo Fardamento, com efeitos que desejamos muito positivos em toda a Comunidade McDonald’s.
À McDonalds Portugal, seus franquiados e colaboradores expressamos a nossa gratidão e reconhecimento pela Confiança – é para nós um orgulho, não só fazermos parte desta história, como também do Presente e Futuro desta marca!"
Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com mais de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 189 restaurantes, no Continente e Ilhas, 90 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt