Um júri composto por cerca de 60 individualidades relacionadas com os temas ESG escolheu já os vencedores do Prémio Nacional de Sustentabilidade.
Os nomes escolhidos serão anunciados numa cerimónia no dia 8 de abril, no âmbito de um evento de dois dias que vai ser transmitido em direto no site negocios.pt.
Já foram escolhidos os vencedores do Prémio Nacional de Sustentabilidade. O júri, constituído por cerca de 60 das principais individualidades relacionadas com os temas ESG (ambiente, social e governança) em Portugal, escolheu os nomes, divididos em 8 categorias. Foram atribuídos oito prémios e nove menções honrosas.
O Hotel Pestana Palace recebeu a reunião com os presidentes de cada uma das categorias. Na ocasião foi ainda decidido atribuir um Prémio Personalidade a uma figura que se destaca na área da Sustentabilidade. Todos os vencedores serão anunciados numa cerimónia a realizar já no próximo dia 8 de abril, integrada num evento de dois dias que será transmitido em direto no site negocios.pt.
Os presidentes escolhidos para cada categoria são: Francisco Ferreira (Preservação do Capital Natural), Helena Pereira (Economia Circular), Isabel Barros (Igualdade e Diversidade), Isabel Ucha (Finanças Sustentáveis), Júlia Seixas (Descarbonização), Luís Mergulhão (Comunicação de Sustentabilidade), Luísa Ribeiro Lopes (Transformação Digital em Sustentabilidade) e Miguel Eiras Antunes (Bem-Estar e
Cidades Sustentáveis).
Porque sabemos que a missão é global e todos estamos convocados; porque sabemos que a humanidade tem de corrigir a sua trajetória e transformar o mundo a nível ambiental, social e económico; como líder na informação económica e financeira, o Jornal de Negócios assumiu o compromisso de promover as melhores práticas de sustentabilidade em Portugal e no mundo, totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 das Nações Unidas. O Jornal promove assim as melhores práticas de sustentabilidade através de uma série de iniciativas a decorrer ao longo da década.
Já em 2020/21, o Jornal de Negócios lançou aquela que é a maior iniciativa editorial Negócios Sustentabilidade 20|30 e onde se incluem debates, um espaço editorial semanal dedicado ao tema e, finalmente, o Prémio Nacional de Sustentabilidade, que distingue as empresas e organizações que se destacam pela sua atuação e boas práticas de sustentabilidade nas diferentes áreas: ambiental, social e governance (ESG).
Na segunda edição desta iniciativa do Jornal de Negócios, foram publicadas mais de 200 notícias e outros conteúdos, aos quais acrescem ainda a organização de oito talks com especialistas nacionais e internacionais, com a sustentabilidade no centro do debate.
Foi assim possível ouvir 48 oradores, entre comissários europeus e outros governantes, CEOs de empresas e os maiores especialistas nas várias vertentes ESG, que debateram os temas da descarbonização, economia circular, preservação do capital natural, cidades sustentáveis, transformação digital, finanças sustentáveis, igualdade e diversidade e comunicação de sustentabilidade.
As oito áreas das talks são também as oito categorias do Prémio Nacional de Sustentabilidade, que este ano contou com 73 candidaturas.
A anteceder a edição do grande evento de encerramento e cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Sustentabilidade, o Jornal de Negócios publica ainda, de forma gratuita, a revista do Prémio Nacional de Sustentabilidade. Trata-se de uma edição com 308 páginas que contempla entrevistas e artigos de análise e atualidade das oito categorias que constituem o Prémio Nacional de Sustentabilidade e a explicação de todos os projetos submetidos e validados em cada categoria.