A Health4Moz (https://health4moz.com) é uma Organização Não Governamental que tem como objetivo implementar projetos de saúde para o desenvolvimento e ajuda humanitária em Moçambique. Criada em 2013, foca a sua atuação na transmissão de conhecimento e na partilha de experiências, visando a formação de profissionais de saúde moçambicanos e a prestação de cuidados às populações locais.
Sem fins lucrativos e assente na solidariedade e vontade de um grupo de médicos e professores universitários, a sua missão incide num trabalho 100% voluntário, sendo o seu financiamento assegurado exclusivamente por contribuições de particulares e de instituições e empresas públicas e privadas.
E é para apoiar a continuação dos seus projetos, mais concretamente a criação do Centro Materno-Infantil Universitário de Nampula (CMIUN), que no próximo dia 8 de setembro irá ter lugar na Casa da Música (https://casadamusica.com/event/orquestra-medica-iberica/) o concerto solidário da Orquestra Médica Ibérica.
Neste recital, irão ser interpretadas as obras Staccato Brilhante de Joly Braga Santos, Sheherazade de Rimsky-Korsakoff e o conhecido Concerto para piano nº 2 de Rachmaninoff, interpretado pelo solista Vasco Dantas, sob a batuta do maestro Sebastião Castanheira Martins.
Fundada em 2020, a Orquestra Médica Ibérica é formada por dezenas de médicos e estudantes de medicina de Portugal e Espanha que têm em comum a sua paixão pela música e pela medicina, tendo como principal missão criar pontes entre os profissionais de saúde da Península Ibérica.
Anualmente, os seus elementos reúnem-se para realizar um concerto solidário, cujas receitas de bilheteira revertem a favor de uma entidade que promova a melhoria dos cuidados de saúde, a investigação e a ajuda a quem é mais desfavorecido.