As marcas próprias fazem parte da estratégia de atuação e são um dos pilares do modelo de negócio
do Lidl. Segundo o mais recente Estudo de Impacto Socioeconómico do Lidl em Portugal, realizado
pela consultora Forvis Mazars, as marcas próprias do Lidl contribuíram de forma muito positiva para
a criação de riqueza e geração de emprego em Portugal, no ano de 2023.
De forma direta, indireta e induzida, as marcas próprias do Lidl geraram uma riqueza de quase mil
milhões de euros para o país só no último ano (aproximadamente 1/3 do impacto económico de
toda a atividade do Lidl em Portugal em 2023), o que faz com que por cada euro investido na cadeia
de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia
portuguesa 1,84 euros.
O Lidl inova e investe constantemente na sua oferta de marca própria, que representa cerca de 80%
do seu sortido, tendo em conta as tendências de mercado e a constante preocupação de
certificação dos seus artigos, privilegiando sempre que possível os produtos nacionais, como
garantia de qualidade e num claro compromisso com os produtores locais – em 2023 cerca de
metade dos produtos destas marcas no sortido permanente da insígnia, foram provenientes de
fornecedores portugueses.
O estudo revela ainda que no ano passado, as marcas próprias do Lidl em Portugal tiveram também
um impacto significativo na geração de emprego, tendo contribuído de forma direta, indireta e
induzida, para a geração de quase 24.000 empregos no país. No total, em 2023, a atividade do Lidl
em Portugal contribuiu de forma direta e indireta para a geração e manutenção de 84.136 postos
de trabalho, indicando que por cada posto de trabalho gerado pelo Lidl foram criados ou mantidos
10,4 novos empregos no país.
Os três setores produtivos mais impactados pelas marcas próprias, quer a nível de geração de
riqueza para o país, quer a nível de geração de emprego, foram os ‘Produtos da agricultura, caça e
serviços relacionados’, ‘Produtos alimentares’ e ‘Produtos da pesca’.
Na totalidade, a contribuição económica do Lidl para Portugal, no ano de 2023, de forma direta,
indireta e induzida, saldou-se em 3.078 milhões de euros, em linha com o período homólogo, o que
representou 1,2% do PIB nacional desse ano. Desde 2014, o valor da contribuição do Lidl para o PIB
português tem vindo a revelar um desempenho crescente, totalizando já quase 23 mil milhões de
euros.
De acordo com Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal. "Os resultados deste
estudo refletem, para além do contributo significativo da nossa atividade global para o país no ano
de 2023, o importante impacto das nossas marcas próprias na economia nacional. Ficamos muito
satisfeitos por poder contribuir quer para o estímulo à produção nacional e promoção dos produtos
portugueses, quer para a criação de emprego, afirmando o nosso compromisso com Portugal".
Para Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars: "Foi com grande entusiasmo que
colaborámos com o Lidl no desenvolvimento do Estudo de Impacto Socioeconómico em 2023. O Lidl
demonstrou uma vez mais a sua importância em Portugal na criação de riqueza (1.2% do PIB
nacional) e na geração e manutenção de emprego (mais de 84.000 postos de trabalho), através do
impacto direto da sua atividade, mas também por via do impacto indireto e induzido nos diversos
setores de atividade.
De salientar o contributo a atividade da marca própria do Lidl, que direta e indiretamente foi
responsável por mais de 30% dos resultados alcançados".