O Grupo VGP, proprietário, gestor e promotor pan-europeu de propriedades logísticas e semi-industriais de alta qualidade, está em Portugal desde 2019, e acaba de iniciar a construção de mais um projeto, o VGP Park Montijo. O novo parque será adequado para fins logísticos, indústria ligeira, armazenamento ou atividades de "last mile", com uma área locável de 31.406 m2, implementado num terreno de 75.550 m2.
Segundo José Ferreira, country manager da VGP em Portugal, "a localização é um fator-chave da escolha destes ativos. Queremos projetos próximos dos grandes centros urbanos e com acessos de circulação privilegiados". O VGP Park Montijo fica na Estrada Nacional 5, junto ao cruzamento da A33 e A12, a 18 quilómetros do centro de Lisboa. Ambas as autoestradas permitem uma ligação rápida com a A2 e com a A1 e um acesso fácil a Lisboa e ao aeroporto.
VGP Park Montijo já em arrendamento
Segundo o responsável da VGP, neste momento, o VGP Park Montijo "já está pré-arrendado parcialmente, mas ainda estão disponíveis 18.000 m2 para arrendamento". Estes arrendamentos "podem ser de áreas mais pequenas desde 5.000 m2, até à totalidade do espaço disponível, dependendo das necessidades dos possíveis inquilinos", explica o gestor. Refira-se que este projeto tem um prazo estimado de conclusão em 12 meses, e a ambição da VGP "é a obtenção do certificado de BREEAM Excellent, continuando a reforçar o compromisso estratégico do grupo com a sustentabilidade", afirma José Ferreira.
O Grupo VGP opera com um modelo de negócios totalmente integrado, com recursos próprios e uma experiência de longa data em toda a cadeia de valor. Fundada em 1998 como uma empresa familiar belga de imobiliário, a VGP tem hoje uma equipa de cerca de 370 pessoas e opera já em 17 países europeus, diretamente, e por meio de várias joint ventures 50:50. "Em Portugal, estamos a conduzir a nossa atividade e a fazer os nossos investimentos conforme planeado", refere o responsável da VGP para o nosso país.
Em 2022, ficou concluído o VGP Park Santa Maria da Feira, que foi o primeiro ativo do Grupo em Portugal, e que está arrendado na totalidade à Radio Popular. De seguida, o grupo começou a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, onde avançou com o VGP Park Loures, o primeiro projeto 100% dedicado à logística de "last mile", que ficará concluído este ano, e que está já totalmente arrendado à DPD e à DHL.
A seguir ao VGP Park Montijo, cuja construção já se iniciou, a próxima etapa será o VGP Park Sintra, que está em fase de licenciamento. Segundo José Ferreira, o grupo continua atento "às necessidades do mercado e dos clientes e analisamos constantemente novos terrenos em localidades que atendam à nossa estratégia. Ambicionamos continuar um crescimento sustentado em Portugal no setor logístico e semi-industrial". Como empresa familiar, orgulha-se de "pensar através das gerações" e de "agir sempre de forma responsável e sustentável, alcançando o equilíbrio certo entre resultados, tradição e inovação". Para o responsável local, "o grupo tem uma visão de longo prazo baseada em relações de parceria e confiança para a criação de valor, sendo um parceiro confiável para os nossos clientes e nas comunidades em que operamos".
Princípios e visão
O Grupo VGP afirma como princípios: presença local, respeito e capacidade de resposta. "Isto significa que temos um conhecimento profundo dos mercados e das especificidades regionais e respeitamos as necessidades individuais dos nossos clientes e das nossas comunidades", conta José Ferreira. "Ao estarmos presentes e próximos dos clientes, garantimos que conseguimos reagir rapidamente para servir as suas necessidades, com soluções criativas e espírito colaborativo. Fazemos isso desafiando-nos e adaptando-nos às novas exigências do setor", afirma.
Com este objetivo, "dispomos de equipas preparadas para fornecer soluções de elevada complexidade, personalizadas e sustentáveis com a mais elevada qualidade, em Portugal e nos restantes países europeus onde operamos. Procuramos responder às necessidades dos clientes mais exigentes, mas sempre de forma consistente", assume José Ferreira e prossegue: "Temos um cuidadoso processo de seleção de bancos de terrenos e estamos, portanto, numa boa posição para servir clientes que procuram localizações próximas das principais cidades europeias, com acesso direto às principais linhas de tráfego, oferecendo acesso público fácil 24 horas por dia sete dias por semana."
Compromisso de sustentabilidade
Olhando para o futuro, "um dos fatores que nos caracterizam e nos diferenciam é o facto de trabalharmos sempre olhando para o longo prazo. A manutenção da propriedade dos nossos ativos e a aposta em assegurarmos a sua manutenção são prova disso." Por outro lado, refere o gestor, "acreditamos no empreendedorismo e na inovação sustentáveis, para assegurar um mundo melhor para as gerações futuras. Isto faz realmente parte do nosso ADN e guia as nossas operações e decisões de investimento. Temos metas apertadas sobre emissões de CO2 e estamos comprometidos com os objetivos europeus para 2050 nesta matéria", conclui.