A história da CUPRA é recente, mas repleta de êxito. Isso mesmo revela os resultados alcançados em Portugal pela marca, os quais lhe conferem notoriedade e relevância. "Em 2022 multiplicámos por três o volume do ano anterior e este ano a marca regista um crescimento acumulado de 62%, com uma quota de mercado de 1,2%", começa por nos dizer João Borrego, diretor de vendas SEAT e CUPRA Portugal, prosseguindo: "Os números alcançados são uma consequência da excelente gama de produtos que a CUPRA dispõe e da rede de concessionários que abraçou com enorme dedicação este projeto desde o primeiro dia. São já oito os parceiros, distribuídos por 12 pontos de venda, sendo que a mais recente abertura teve lugar em Ponta Delgada, nos Açores."
No que diz respeito à forma como a Cupra se posiciona perante os desafios da mobilidade sustentável, o responsável da SIVA, recorda que a CUPRA nasce num período em que a eletrificação é já uma realidade e a sustentabilidade tem sido, desde o início, "um dos eixos de desenvolvimento e crescimento da marca". "Na nossa oferta comercial dispomos de uma oferta abrangente de soluções pensadas em garantir um baixo nível de emissões poluentes e na otimização de recursos energéticos, através da disponibilização de soluções eletrificadas".
Análise do TCO a ter em consideração
Questionado sobre como é que uma pessoa ou empresa pode determinar se um veículo elétrico e híbrido é a melhor opção para si ou para o seu negócio, João Borrego responde que "são muitas as variáveis a considerar no momento de compra de um veículo novo, a nível profissional e pessoal sendo que, num contexto empresarial, considerando que a compra de uma viatura nova tem por base critérios mais objetivos que subjetivos, a análise do TCO é um dos primeiros fatores a ter em consideração".
Neste caso – prossegue João Borrego – umas das variáveis de maior relevância é "a componente fiscal, que nos últimos anos tem privilegiado fortemente as viaturas eletrificadas com inúmeras vantagens para as empresas". Também na escolha da frota "o aconselhamento especializado é a melhor opção" e, neste sentido, cada Concessionário CUPRA tem "uma equipa de CUPRA Masters disponíveis para apoiar cada cliente, particular ou empresa, no momento da escolha do seu caro novo". A consequência deste apoio central é que as vendas de viaturas 100% elétricas representam já "16% do total de matrículas de veículos de passageiros no mercado nacional", realça.
Em relação ao que considera serem as principais oportunidades e desafios que se colocam em Portugal ao desenvolvimento da mobilidade sustentável, o diretor de vendas SEAT e CUPRA Portugal afirma que se está a "trabalhar o futuro das novas gerações", que a aposta na mobilidade sustentável "já não é uma moda" e as que as marcas têm feito "um caminho muito importante para garantir a descarbonização do setor".
Não obstante, João Borrego alerta que este caminho terá de ser acompanhado por medidas de apoio ao setor, "nomeadamente na componente fiscal que como já referido é talvez uma das maiores condicionantes ao desenvolvimento da mobilidade sustentável, tais como – apoios à renovação do parque circulante (a idade média do parque automóvel em Portugal é de 15 anos, mais três que a idade média do parque automóvel Europeu) e aumento da infraestrutura pública de carregamento".
Em breve, dois novos modelos "ecológicos"
A oferta da CUPRA está a evoluir para aproveitar as oportunidades criadas pela adoção crescente de veículos elétricos e híbridos pelos particulares e pelas empresas quer em produtos quer em serviços, estando totalmente ajustada às necessidades da generalidade dos clientes. "Em termos de produto temos disponíveis motores 100% elétricos e híbridos plug-in e no próximo ano reforçamos a nossa oferta comercial com novos dois modelos, o CUPRA Tavascan 100% elétrico e o CUPRA Terramar, equipado com motor Plug-in com níveis de autonomia na ordem dos 100 quilómetros", conta João Borrego.
"Do ponto de vista comercial temos trabalhado para proporcionar aos nossos clientes soluções financeiras e de mobilidade, conjugando a experiência da nossa rede de concessionários com a competitividade da nossa financeira de marca – a Volkswagen Financial Services". Procura-se assim que estas soluções sejam "o mais abrangente possível e ajustadas à realidade do mercado, como é o exemplo da campanha financeira de oferta de um produto 0% juros ou da recente campanha de oferta de quatro anos de eletricidade no CUPRA Born".