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Especial Seixal
Notícia

Reconversão e construção desenvolvem o Seixal

Projeto do Arco Ribeirinho Sul, novo aeroporto de Lisboa e o hospital do Seixal são decisivos para aumentar o potencial do território.

25 de Outubro de 2024 às 14:19
A área da antiga Siderurgia Nacional está pensada para acolher comércio, serviços e indústria compatível com a função residencial
A área da antiga Siderurgia Nacional está pensada para acolher comércio, serviços e indústria compatível com a função residencial
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A reconversão da área da antiga Siderurgia Nacional (Siderparque), parcialmente desocupada, reflete as orientações do PROT-AML e é assumida pela autarquia como um dos principais desafios que se apresenta nos anos mais próximos. O desenvolvimento desta área assentará na cooperação, entre o setor público e privado, na construção de um projeto comum, garantindo a coordenação dos vários agentes institucionais em presença. Aumentar a competitividade deste espaço no seio da Área Metropolitana passa, em primeiro lugar, por uma forte aposta ao nível do sistema de mobilidade, designadamente com a construção, já concluída, da A33/IC32/CRIPS, da ER 10 e sua ligação ao Barreiro, e de uma via estruturante de ligação entre estas duas vias, através do Siderparque e também pela melhoria do serviço de transporte coletivo, no âmbito da qual se propõe que esta zona venha a ser servida pelo MST. A ligação ferroviária de mercadorias a Coina e à rede nacional já está instalada, atestando a importância deste polo industrial na economia regional.

Áreas de atividade e PDM
Os estudos estratégicos e urbanísticos já realizados para esta área, integrados no Projeto do Arco Ribeirinho Sul, propõem a diversificação do padrão de ocupação do uso do solo comportando outros usos além do industrial. Embora deva ser privilegiada a oferta de solo adequadamente infraestruturado para a instalação de indústria transformadora pesada e outras atividades industriais e logísticas, a extensão da área em causa e a sua articulação com as áreas urbanas envolventes, por um lado, e a necessidade de diversificação da base económica, por outro, apontam para a instalação de outras atividades, designadamente o comércio, os serviços e a indústria compatível com a função residencial, permitindo a consolidação de uma estrutura urbana mista e equilibrada.

A nova zona a criar, a norte do Siderparque, representa a refuncionalização de uma área já classificada no atual Plano Diretor Municipal (PDM) como industrial, justificada numa ótica de complementaridade e diversificação da atividade económica tradicional, devendo o terciário assumir a sua quota-parte de importância na criação de emprego.

Aeroporto, hospital e ER10
Apesar do forte crescimento e dos elevados índices de desenvolvimento que caracterizam o concelho, continuam a verificar-se défices de infraestruturas e equipamentos públicos de responsabilidade e âmbito supramunicipal, que afetam e condicionam a coesão territorial e limitam a expressão do pleno potencial deste território. O novo aeroporto de Lisboa e o novo hospital do Seixal são dois exemplos paradigmáticos.

No que diz respeito ao novo aeroporto de Lisboa é de interesse vital para o país e em particular para a Área Metropolitana de Lisboa e para a Península de Setúbal. Há décadas considerado necessário, a sua não construção estrangula a expansão do transporte aéreo no principal aeroporto nacional, com consequências negativas para a capacidade aeroportuária que impactam no turismo e de forma geral em toda a economia da região. A construção do novo aeroporto de Lisboa, no atual Campo de Tiro de Alcochete, terá um elevado impacto na economia, favorecendo a coesão da AML, potenciando a competitividade e a atração de investimentos, com repercussão em todos os concelhos da Península de Setúbal.

Relativamente ao novo hospital do Seixal, o que está em causa é um equipamento determinante para a prestação de cuidados de saúde a uma população de quase meio milhão de pessoas, que direta ou indiretamente dele beneficiará.

Sobre a ER10, via prevista no PRN 2000, entre Almada e o Seixal, com continuidade na ligação Seixal-Barreiro, encontra-se já construído todo o troço do município de Almada, bem como a ligação a Corroios, estando em desenvolvimento pela autarquia a execução do troço Corroios/Quinta da Princesa. O troço final desta via ligará o município do Seixal ao do Barreiro, através de uma ponte rodoviária para a travessia do esteiro do rio Coina que, no âmbito do projeto da Terceira Travessia do Tejo, teve Estudo Prévio e respetivo Estudo de Impacto Ambiental aprovado.

Seixal Criativo
Além da construção e reconversão de infraestruturas e instalação de empresas, outra mostra da constante evolução do concelho é a aposta em projetos inovadores. É o caso do Seixal Criativo – Escola de Bits e Átomos, um projeto escolar gratuito para alunos do ensino secundário, que têm a possibilidade de frequentar disciplinas como Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Eletrónica, Modelação Tridimensional, permitindo-lhes desenvolver projetos inovadores para o futuro. O Seixal Criativo é já um projeto de referência nacional e internacional, e que recebeu o prémio "Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2023", na categoria de Responsabilidade Social.

No passado dia 12 de outubro realizou-se a Gala do Seixal Criativo, na qual os alunos mostraram os projetos que desenvolveram ao longo do ano, e que contou com a presença de Fábio Seidl, diretor criativo da Meta, que se manifestou "muito impressionado com o nível tão alto de conhecimento e de tecnologia por parte dos miúdos". Fábio Seidl reconheceu que o Seixal está a fazer um investimento pouco vulgar: "É impressionante fazerem uma aposta destas, tanto no futuro como no presente, é espetacular. Estou com inveja destes alunos que têm um laboratório à disposição, mentores como António Câmara e Edmundo Nobre e desafios muito modernos mas, acima de tudo, porque é um ambiente feito para os alunos."

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