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Empresas ESG 2023
Notícia

Contribuir para uma mobilidade sustentável

Com 29 centros auto, a Norauto está em Portugal desde 1996, onde se destacou no setor da manutenção e reparação automóvel. Por estar no setor da mo bilidade, assumiu o desafio de contribuir para cinco objetivos de desenvolvimento sustentável. A descarbonização deverá estar concluída até 2050.

24 de Agosto de 2023 às 09:54
Fernanda Correia, diretora de Recursos Humanos da Norauto Portugal
Fernanda Correia, diretora de Recursos Humanos da Norauto Portugal
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Empresa de ponta lança na área da manutenção, reparação e equipamento automóvel, a Norauto está empenhada em ter uma atividade sustentável e em promover uma mobilidade mais sustentável. Nascida em França há mais de 50 anos, atua desde 1996 em Portugal, onde é proprietária de 29 centros auto, uma loja de mobilidade urbana (ver caixa) e duas oficinas móveis.

Este compromisso com a sustentabilidade é expresso de forma clara por Fernanda Correia, diretora de Recursos Humanos da Norauto Portugal: "No contexto da transição ambiental, é essencial assegurar uma mobilidade sustentável para todos."



Sendo um dos atores principais dum setor que tem um impacto ambiental significativo, a Norauto "sente como um dever minimizar esse impacto". E por isso a empresa tomou medidas. "Desenvolvemos uma estratégia de sustentabilidade que procura assegurar um impacto positivo em três áreas fundamentais: pessoas, mobilidade e planeta", destacou Fernanda Correia.

Desenvolvemos uma estratégia de sustentabilidade que procura assegurar um impacto positivo em três áreas fundamentais: pessoas, mobilidade e planeta. Fernanda Correia, diretora de Recursos Humanos da Norauto Portugal

Compromisso com cinco ODS

A estratégia de sustentabilidade definida pela Norauto é desenvolvida através de cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, tendo em conta a atividade da empresa, esta assume como prioritários: a luta contra as alterações climáticas; a proteção da biodiversidade; a saúde e a segurança; o combate à desigualdade; e a produção e consumo responsáveis. Uma estratégia desta amplitude requer a colaboração de todos para ser viável.

"A Norauto tem vindo a desenvolver parcerias com diversos stakeholders, pretendendo assim alargar e difundir as suas boas práticas, e envolver nas ações de sustentabilidade, colaboradores, parceiros, negócio e clientes", sublinhou diretora de Recursos Humanos.

No que diz respeito ao pilar ambiental, a Norauto quer ser um dos "atores da transição para uma mobilidade mais sustentável, inovando e disponibilizando cada vez mais soluções que limitem o impacto ambiental da mobilidade dos colaboradores e clientes".

A empresa promove, por exemplo, o aluguer de equipamentos, incentivando a sua reutilização, e disponibiliza serviços de revisão com parâmetros ambientais. Nas oficinas existem espaços de incentivo à reciclagem e a própria Norauto continua a apostar no ecodesign e na redução do impacto ecológico dos seus produtos.

Queremos ser atores da transição para uma mobilidade mais sustentável, inovando e disponibilizando cada vez mais soluções. Fernanda Correia, diretora de Recursos Humanos da Norauto Portugal

Reduzir pegada 5% ao ano

Por outro lado, a Norauto estabeleceu para si objetivos ambientais ambiciosos e mensuráveis: reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, o consumo de energia e a utilização de plástico. Mais concretamente, a empresa assumiu o compromisso de reduzir a pegada de carbono em 5% ao ano até 2025, caminhando assim para a neutralidade carbónica em 2050, em linha com a legislação europeia". "Para que possamos acompanhar e avaliar as nossas iniciativas, estabelecemos objetivos e métricas que nos permitem fazer o seguimento do impacto das ações e dar continuidade ao nosso plano estratégico", afirma Fernanda Correia.

Uma das vertentes de ação é a economia circular. "Fazemos toda uma gestão rigorosa da reciclagem através de parceiros certificados. E anualmente fazemos uma avaliação dos produtos que foram recolhidos para reciclagem, contabilizamos as toneladas e calculamos a sua equivalência em redução de CO2".

No pilar social, a Norauto tem "um conjunto de iniciativas no âmbito da segurança e saúde no trabalho que levou a definir um objetivo ambicioso de ter uma redução de 30% nos acidentes de trabalho". Por outro lado, adianta a diretora de Recursos Humanos, a Norauto tem uma política de "diversidade e inclusão". "Ao nível da direção contamos com um rácio de 50% de mulheres e pretendemos ter 30% de colaboradores mulheres nos centros, o que para a nossa atividade é, de facto, um objetivo ambicioso".

A empresa conta atualmente com colaboradores de 12 nacionalidades e tem diversos protocolos estabelecidos no âmbito do recrutamento inclusivo.

Uma outra iniciativa interessante é o incentivo aos colaboradores para que adotem e mantenham hábitos saudáveis através de uma aplicação. Essa aplicação converte os objetivos alcançados pelos colaboradores em valores financeiros a atribuir a organizações não governamentais (ONG) eleitas pelos colaboradores.




A Norauto tem uma estratégia ‘people centric’, em que apostamos no desenvolvimento das nossas equipas, numa cultura colaborativa, de corresponsabilização e autonomia. Fernanda Correia, diretora de Recursos Humanos da Norauto Portugal

Responsabilidade e solidariedade

Um outro projeto que a Norauto desenvolveu é a Reparação Solidária. Trata-se de um programa de solidariedade que "visa promover a mobilidade calma e segura através da manutenção dos veículos pertencentes a associações sem fins lucrativos, assegurando a sua circulação em segurança", explica Fernanda Correia.

Cumprindo os princípios de gestão ESG (Environmental, Social and Governance), a Norauto aposta no ambiente, no social e também na governança empresarial. "A governação corporativa e a compliance devem caminhar lado a lado, porque a nossa conduta e a nossa ética são o que nos define enquanto empresa e marca de referência", afirma Fernanda Correia. Neste âmbito, explica, "temos desenvolvido ações junto das nossas pessoas, nomeadamente a assinatura de uma carta de ética, a criação de um comité de ética e de um canal interno de denúncias, confidencial e seguro".

Em Portugal, a Norauto emprega mais de 670 colaboradores, dos quais 97% têm contratos sem termo, e onde 75% dos gestores tiveram um crescimento interno, "sendo estes fatores o reflexo de uma estratégia de recursos humanos "que promove a proximidade, a estabilidade, a responsabilidade e a autonomia das equipas". Como descreve a diretora de Recursos Humanos, "a Norauto tem uma estratégia ‘people centric’, em que aposta no desenvolvimento das equipas, numa cultura colaborativa, de corresponsabilização e autonomia".

Esta estratégia é reforçada pela oportunidade de participação em missões transversais, em projetos nacionais e internacionais, e pela realização de grupos de trabalho em modo ágil, focados no colaborador, no cliente, no digital e nas novas mobilidades.

"Vamos dar continuidade à nossa estratégia ‘people centric’, mantendo e melhorando ainda mais as nossas boas práticas internas e externas, de forma a conseguirmos alcançar os indicadores com que nos comprometemos até 2025", conclui. Sempre em prol de um futuro sustentável.

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