A Vieira de Almeida (VdA), uma das maiores e mais prestigiadas firmas de advogados em Portugal, com mais de 550 profissionais, tem vindo a modernizar-se, nos últimos anos, com recurso a soluções Cloud e Generative AI da Claranet.
"O início do caminho da VdA para a Cloud já remonta há bastante tempo, tendo em consideração que tínhamos uma estrutura tecnológica já algo obsoleta e sem capacidade de crescimento. A passagem para a Cloud era inevitável e necessária", afirma Rui Alves, Chief Information Officer (CIO) da VdA.
"A Vieira de Almeida é uma firma de advogados que já conta com mais de 40 anos de experiência e caracteriza-se sobretudo pela sua forte presença e know-how de assessoria jurídica, bem como pela sua inquietude em termos de inovação. E essa inquietude faz com que a tecnologia seja um fator nuclear para o desenvolvimento de novos produtos, assim como plataforma de base para a prestação dos nossos serviços", destaca o CIO da firma de advogados.
A VdA Legal Partners reflete a presença internacional da firma e o compromisso no acompanhamento dos clientes a nível global. O profundo conhecimento dos mercados locais, a par de uma prática jurídica especializada, caracteriza a presença da VdA em sete jurisdições – Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Nos últimos anos, especialmente com a emergência da covid-19, a urgência da transição digital tornou-se ainda mais evidente. Esta pressão, combinada com a crescente obsolescência de certas componentes tecnológicas da arquitetura da VdA, levou a firma a iniciar um programa de migração acelerada para a Cloud, focado em projetos de valor para o negócio e não apenas em necessidades tecnológicas.
Considerando que o desenvolvimento contínuo das operações da VdA estava em progresso, tornou-se fundamental contar com parceiros tecnológicos experientes e competentes para liderar esta evolução. "Nós temos um vasto conhecimento e um nível de certificação muito elevado do ponto de vista de hyperscalers. Mas temos também um investimento muito grande e de muitos anos feito na nossa própria Cloud. Eu diria que este mix, que é quase único em Portugal, foi aquilo que possibilitou a entrega de soluções únicas à Vieira de Almeida", afirma Alexandre Ruas, Executive Director da Claranet Portugal. A Claranet destacou-se então nesta procura de parceiros pela VdA pelo seu amplo espetro de oferta de serviços e equipa polivalente / multi-tecnologia.
Chief Information Officer da VdA
Os requisitos
O Power On (programa de transformação digital da VdA) foi o impulsionador e o catalisador desta migração, com início em 2021. A VdA começou por estabelecer as áreas (macroprocessos de negócio) de atuação e respetiva priorização. Após um levantamento inicial de requisitos, a VdA realizou um estudo de mercado para identificar soluções verticais que atendessem à maioria dos requisitos e tecnologias base que fossem nativas Cloud, líderes de mercado (nacional e internacionalmente) e o mais integradas possível com a arquitetura geral da VdA, de modo a evitar a proliferação de componentes tecnológicas de base / diferentes fornecedores.
Neste contexto de integração, ter uma base sólida, robusta e escalável de gestão e exploração de dados, tornou-se uma peça fundamental da arquitetura tecnológica. O advento do ChatGPT, em 2022, e o crescimento da utilização de Generative AI na generalidade, acelerou a necessidade de migração para a Cloud, para acompanhar a inovação tecnológica que se vivia no mundo.
Para assegurar uma transição digital bem-sucedida, a VdA escolheu a Claranet, o maior fornecedor de Tecnologias de Informação em Portugal. "A Claranet, sendo um Managed Service Provider (MSP), trazia uma especialização muito grande em Public Cloud e em Private Cloud, e a Vieira de Almeida na altura acreditou na Claranet para fazer parte da transição digital que tinha em curso e da movimentação para a Cloud", explica Alexandre Ruas.
Foi também o parceiro ideal para acautelar as preocupações de segurança de uma firma de advogados de topo. Um salto incrível para o futuro para uma empresa como a VdA que sempre se destacou pela sua inovação e modernidade.
A solução
Tendo como base Cloud Microsoft Azure, o programa Power On engloba ERPs e soluções desenvolvidas à medida, aproveitando as mais recentes evoluções da plataforma como a integração com a Dataverse e a utilização do Graph (ligação ao Office 365), componentes da Power Platform e Fabric.
Como parte da solução global, a Claranet apoiou a VdA em duas componentes estratégicas para o sucesso do projeto: a migração da analítica da firma, baseada numa solução on-prem, para Fabric; e a exploração de vários use cases de Generative AI, em APIs de inteligência artificial, com base em Azure Cognitive Services e OpenAI.
O projeto de migração da analítica para a Cloud teve como pressuposto manter apenas a funcionalidade e métricas existentes, de modo a não adicionar mais complexidade ao projeto, já de grande dimensão. Esta migração mudou, contudo, todo o paradigma da analítica da VdA – passando de um processo batch diário para near real time e, num futuro próximo, para real time (com mais métricas e indicadores, alguns dos quais não seriam possíveis numa solução on-prem).
Neste projeto, a Claranet apoiou desde a definição de toda a arquitetura de componentes no ambiente Fabric até à migração dos dados em concreto – passando por toda a transposição das métricas para a tecnologia base do Datalake/PowerBI.
Já o projeto GenAI teve início com a criação de um chat interno baseado em LLMs (Large language models), a funcionar dentro do tenant Azure da VdA, de modo a endereçar de forma mais adequada os riscos de confidencialidade e privacidade da informação. Foram realizadas várias experiências e explorações do potencial da GenAI sobre documentação da VdA.
A Claranet também ajudou na definição de toda a arquitetura de componentes, da configuração de recursos Azure necessários aos requisitos técnicos e de segurança da VdA, até à implementação dos vários MVPs (Minimum Viable Products) associados aos use cases implementados.
Executive Director da Claranet Portugal
Os benefícios
Os projetos da VdA realizados com a Claranet possibilitaram uma base tecnológica com um enorme potencial de evolução. Dados e IA serão um motor fundamental para o negócio da VdA no futuro. Os benefícios mais imediatos são qualitativos: a solução de analítica na Cloud tem promovido uma melhoria nos processos e na sua integração, bem como na qualidade dos dados e no acesso à informação, que é agora totalmente democrático (dentro das regras de governo da informação) e atualizado. Com o projeto de Generative AI, parte significativa dos colaboradores da VdA estão a utilizar a solução. O objetivo é acompanhar a evolução do mercado e retirar benefícios sempre que possível, sem condicionar temas de segurança e qualidade de serviço ao cliente.
O futuro
Os projetos implementados na VdA em parceria com a Claranet visam a transformação de vários processos de negócio, bem como a disponibilização de uma plataforma tecnológica facilmente escalável e onde é possível tirar partido dos benefícios de novas atualizações e ferramentas.
Encontram-se já a decorrer outras iniciativas focadas no conhecimento, que irão integrar funcionalidades alavancadas nestas soluções / tecnologias implementadas.
As soluções propostas pela Claranet abriram caminho para a evolução deste projeto, cujos caminhos futuros estão ainda por explorar. "O futuro da VdA passa claramente por estas áreas de analítica e GenAI (entre outras potenciais AIs). Tanto pelo sucesso destes projetos como pelo know-how e profissionalismo demonstrados, a Claranet certamente continuará a fazer parte do futuro da VdA", afirma Rui Alves, CIO da VdA.