Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

ChargeGuru chega a Portugal para revolucionar a mobilidade elétrica

Com um processo simplificado de carregamento elétrico coletivo, a empresa de origem francesa, que só trabalha com eletricidade de fontes renováveis, chega a Portugal contribuindo para um futuro mais sustentável e verde.

01 de Agosto de 2024 às 12:19
  • ...

Quantas vezes já pensou em comprar um carro elétrico mas ficou com dúvidas sobre como o vai carregar no dia a dia? Numa garagem partilhada com o condomínio, as dúvidas ainda aumentam mais, até porque nem sempre é fácil tomar decisões individuais. Como instalar um ponto de carregamento? Como será feita a faturação? Como se pode monitorizar o consumo elétrico? E será que vale mesmo a pena investir num posto de carregamento? E se, com o uso, perceber que prefere, afinal, carregar o carro num parque de estacionamento público, na garagem do trabalho, na rua, num posto de abastecimento? No meio de tantas dúvidas permanece a incerteza e a troca para um automóvel elétrico é adiada.

Agora, porém, tudo fica mais simples, com a chegada a Portugal da ChargeGuru, uma solução de carregamento para veículos elétricos – ou híbridos – coletiva e por assinatura. De origem francesa, a empresa tem vindo a expandir os seus serviços por toda a Europa, com o objetivo de revolucionar a mobilidade elétrica. Como? Com um novo serviço de carregamento conjunto, que pretende eliminar as barreiras ao carregamento em garagens comuns, implementando uma infraestrutura de carregamento coletiva sem custos para o condomínio. Depois, cada morador pode instalar o seu próprio ponto de carregamento, por propriedade ou subscrição, garantindo sempre a eletricidade proveniente de fontes renováveis.

Como é que tudo acontece? Primeiro, o condomínio assina o contrato com a ChargeGuru. Uma vez contratado o serviço, a ChargeGuru constrói a infraestrutura de carregamento coletivo no edifício, com o pedido do primeiro carregador. Depois disso, serão instalados pela empresa carregadores nos espaços dos moradores/proprietários/inquilinos que assim o desejem.

Quanto ao pagamento, não podia ser mais simples. Para o condomínio, e infraestrutura ou pré-instalação de carregamento coletivo, não há qualquer custo associado. Depois de esta estar feita, cada utilizador irá decidir se está interessado no serviço e, se sim, se quer comprar o carregador ou se prefere simplesmente alugá-lo. Se quiser comprar, o valor é de 999 euros. Se preferir alugar, paga à ChargeGuru uma assinatura pelo seu uso, com valores a partir dos 37,90 euros. Depois, quer num caso, quer noutro, serão mensalmente faturados os consumos efetuados. Tudo isto já incluindo seguro, manutenção e assistência técnica. Os proprietários que não instalarem um carregador não pagam nada, tal como o condomínio. E a ChargeGuru garante que todos os pontos de carregamento são alimentados por eletricidade proveniente de fontes 100% renováveis.



Simples, eficiente, rápida e prática, esta solução é particularmente vantajosa para condomínios em que cada morador deseja um tipo de serviço. Cada um só paga o que usa, se usar. E pode decidir de que forma lhe é mais conveniente pagar. Sem ficar preso aos desejos e necessidades dos vizinhos.


Mas as vantagens não se ficam por aqui:


1. Sem custos para o condomínio: todo o investimento na pré-instalação é feito pela ChargeGuru.

2. Sem complicações: os proprietários e gestores de propriedades delegam na ChargeGuru a instalação, a faturação e a monitorização do consumo elétrico.

3. Seguro: sendo a ChargeGuru a proprietária da infraestrutura, assume a responsabilidade pelo seu seguro, certificação e manutenção.

4. Justo: apenas os utilizadores do serviço pagam. Cada proprietário decide se, quando e como quer instalar o seu ponto de carregamento: seja este mês, para o próximo, apenas daqui a alguns anos ou nunca. Quem nunca instalar, nunca irá pagar. Além disso, todos os utilizadores pagam o mesmo e a eletricidade será cobrada com base no consumo real (pay-as-you-go). Uns não pagam pelos outros, uns não têm melhores contratos – ou mais descontos – que os outros.

5. Flexível: os utilizadores podem escolher entre comprar ou alugar o seu ponto de carregamento.

6. Estruturada: a infraestrutura será implantada de forma coerente pela ChargeGuru em todo o parque de estacionamento, evitando instalações de vários fornecedores e garantindo um único nível de qualidade.

7. Escalável: a ChargeGuru é responsável pelas futuras atualizações da infraestrutura.

8. Aumenta o valor da sua casa: ter uma solução de pré-instalação ou de carregamento de veículos elétricos na garagem valoriza o edifício e a sua casa.

Com tantas vantagens e com os veículos elétricos a assumirem um papel cada vez mais relevante na mobilidade de todos nós, difícil é, pelo menos, não considerar esta hipótese. Outra vantagem é o facto de os inquilinos poderem também aceder a este serviço. Como o contrato é assinado com o utilizador, se o inquilino não pagar o senhorio não é responsável. E, claro, se por algum motivo não carregar o carro, mesmo que durante vários meses, será cobrada apenas a parte fixa da sua assinatura e nada pela eletricidade. No caso de surgir algum problema com o seu carregador ou este se avariar, a empresa garante uma intervenção no prazo de 72 horas.

Com larga experiência em França onde, desde 2014, foi utilizado em mais de 15 mil edifícios, e com soluções de carregamento não só para condomínios e garagens coletivas como também para moradias e empresas, este é um serviço que promete revolucionar a mobilidade elétrica em Portugal. Se, por um lado, torna mais fácil a decisão de optar por um carro elétrico, na medida em que  simplifica ao máximo um processo muitas vezes complexo, lento e burocrático, por outro, ao recorrer apenas a eletricidade de fontes renováveis, permite-lhe circular de forma rápida, simples e limpa, contribuindo para um mundo mais verde e sustentável. O futuro está nas suas mãos.