No ponto de confluência da transformação digital e da transição energética, encontramos milhares de data centers, infraestruturas físicas que operam em todo o mundo e que permitem a existência de um enorme conjunto de serviços cloud essenciais para a economia e a sociedade como a conhecemos.
De acordo com um relatório de 2022, da Agência Internacional de Energia, desde 2010 e até 2021, o número global de utilizadores de internet mais do que duplicou, enquanto o tráfego de dados cresceu 20 vezes. No entanto, o aumento do consumo de energia dos centros de dados que suportam estes serviços foi muito moderado, sendo atualmente responsável por apenas 1 a 1,5% do consumo mundial de energia.
Data centers investem na eficiência energética
Na avaliação da agência, esta situação deve-se aos esforços constantes de melhoria da eficiência energética e ao recurso crescente a fontes renováveis de energia por parte das empresas tecnológicas que operam estas infraestruturas.
Outros fatores que contribuíram para este desempenho foram as melhorias na eficiência do hardware e dos sistemas de arrefecimento, bem como a transição dos pequenos e ineficientes data centers de empresa para os gigantes e muito mais eficientes data centers dos fornecedores de serviços cloud. Refira-se que a eficiência energética das redes de comunicações também melhorou muito na última década, calculando-se que a intensidade energética da rede fixa está a cair para metade a cada dois anos e que a eficiência energética da rede móvel tem aumentado entre 10 a 30% anualmente nos anos mais recentes, refere este relatório.
Para o futuro, espera-se a continuação de um forte crescimento da procura por serviços cloud e de dados, impulsionado pela transformação digital e pela rápida adoção de serviços e produtos que requerem uma enorme quantidade de dados, como a Internet of Things, streaming de vídeo, realidade virtual, machine learning e inteligência artificial, entre outras tecnologias e aplicações. Neste contexto, a escolha mais sustentável para as empresas que quiserem beneficiar destas tecnologias e aplicações será cada vez mais a opção pelos serviços de cloud e data center fornecidos pelas empresas tecnológicas especializadas nesta atividade.
Utilização crescente de energias verdes
São estas empresas que, nos últimos anos, têm investido consideravelmente, não só na evolução de negócio e tecnológica dos serviços de cloud, como no desenvolvimento e na sustentabilidade dos seus data centers. Neste contexto, os esforços para tornar mais sustentáveis estas infraestruturas integram a utilização crescente de fontes renováveis no fornecimento de energia a redes e data centers.
Aliás, os grandes fornecedores de serviços de cloud lideram globalmente na contratualização de longo prazo do fornecimento de energia renovável, ajudando assim a financiar os projetos existentes e a criar novos empreendimentos nesta área.
Benefícios de negócio com mais sustentabilidade
Os ganhos de sustentabilidade da opção por serviços cloud e de centro de dados estendem-se à própria empresa, pela partilha de recursos físicos e pela sua utilização elástica conforme a necessidade da empresa. Ao recorrer a estes serviços, a empresa estará a economizar recursos despendidos na aquisição e instalação de plataformas de hardware dedicadas. Adicionalmente, a cloud oferece uma série de opções que contribuem para uma política empresarial sustentável.
O crescimento do trabalho remoto e a crescente mobilidade dos colaboradores torna os serviços cloud cada vez mais atrativos para as empresas que não se querem limitar ao escritório e pretendem ganhar sustentabilidade.
As vantagens da opção por serviços na cloud e em data center não se limitam a uma maior sustentabilidade da empresa, também se refletem em benefícios de negócio como a maior agilidade e flexibilidade para responder de forma rápida às mudanças do negócio e do mercado, tirando partido de ferramentas mais avançadas com uma utilização escalável e adaptável à sua dimensão e necessidades.
A cloud é uma tendência de futuro e catalisadora de inovação e sustentabilidade, pelo que a escolha de um fornecedor de soluções de cloud deve ter em consideração fatores como a experiência, abrangência das soluções disponíveis, certificação de qualidade, suporte em português, serviços complementares (gestão e segurança) e a localização dos dados.
Importância dos data centers locais
Esta última questão coloca em relevo a importância de data centers locais. Enquanto alguns dos workloads das organizações são criados nativamente ou enviados para a cloud, existem outros que devem permanecer no data center local, por questões regulamentares ou de latência de rede, por se tratar de aplicações legacy, ou outras.
Acresce que as organizações que produzem e utilizam grandes volumes de dados e aplicações com níveis elevados de disponibilidade e segurança necessitam de data centers para garantir o desempenho e continuidade das suas operações. Por isso, os data centers são uma base indispensável para muitos negócios.
Altice com data center de última geração
Neste contexto é de referir que a Altice Portugal disponibiliza a maior rede de data centers em Portugal – em Lisboa, Porto, Covilhã, Açores e Madeira – orientada para garantir soluções de TI e cloud computing com toda a performance, escalabilidade, disponibilidade e segurança.A infraestrutura desta rede de data centers, assim como o conhecimento e experiência dos profissionais Altice Empresas, garantem uma oferta singular no mercado. Desta oferta sobressai o Data Center Altice de última geração situado na Covilhã e o serviço de infraestrutura cloud - Servidores Privados, colocando esta empresa na linha da frente da sustentabilidade e inovação.
Com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a aposta deste data center na sustentabilidade passa pelo recurso a tecnologias verdes como free-cooling, painéis fotovoltaicos e utilização de água da chuva para refrigeração.