Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer: “As crianças estão sempre à margem da História”

Portugal acolheu entre 4.500 e 5.500 crianças austríacas a seguir à Segunda Guerra Mundial. Chegaram em silêncio, sem fala. Vieram de comboio e de barco, muitas vezes no meio de tempestades. Ainda não sabiam português e já cantavam “Nossa Senhora Estrela do Mar, ó Maria, salvai-nos”. “Viagem ao Sol”, um filme Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer, é também um retrato sobre o Portugal de Salazar.
Lúcia Crespo e Sérgio Lemos - Fotografia 19 de Janeiro de 2024 às 11:00

Portugal acolheu entre 4.500 e 5.500 crianças austríacas a seguir à Segunda Guerra Mundial. Chegaram em silêncio, sem fala. Vieram de comboio e de barco, muitas vezes no meio de tempestades. Ainda não sabiam português e já cantavam "Nossa Senhora, Estrela do Mar, ó Maria, salvai-nos". Conheceram o Portugal de Salazar, testemunharam contrastes que não sabiam explicar. A realizadora Susana de Sousa Dias e o investigador e produtor Ansgar Schaefer resgatam a voz destas crianças no documentário "Viagem ao Sol", um filme que vai ao passado não tanto para ver o que passou, mas sobretudo para perceber o que é que do passado chega ao presente e o que é que isso nos pode dizer sobre a construção do futuro. O trabalho estabelece múltiplas ressonâncias com a Europa e com o Portugal dos dias de hoje. "Não podemos permitir que haja retrocessos", alerta Susana de Sousa Dias, autora de documentários como "Natureza Morta: Visages d’une Dictature", "48" e "Luz Obscura", reflexões sobre um tempo que passou mas que pode voltar.


Ver comentários
Saber mais Susana de Sousa Dias Ansgar Schaefer crianças guerra Salazar Fazenda Tentativa Angola revolução racismo Chega refugiados judeus Cáritas Áustria 25 de Abril Fátima censura Angola Fazenda Tentativa lusotropicalismo Revolução dos Cravos democracia
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio