Notícia
Kia Stonic: Coreano sedutor
O novo Kia Stonic, o ‘crossover’ com o qual a marca entra no segmento B-SUV, aposta num estilo sedutor e dinâmico para conquistar um lugar no segmento de mercado mais disputado.
02 de Dezembro de 2017 às 16:00
Características
21.502€*
KIA stonic 1.0 T-GDI 120 cv Nível EX
Motor: dianteiro transversal, alumínio, gasolina, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, injecção directa, turbo, intercooler, 'start/stop'.
Cilindrada: 998 cc.
Potência máxima: 120 cv às 6.000 rpm.
Binário máximo: 172 Nm (1.500 às 4.000 rpm).
Velocidade máxima: 184 km/h
Aceleração máxima: 10,3 s 0-100km/h
Tracção: dianteira.
Transmissão: manual de 6 velocidades.
Consumos homologados (litros aos 100km):
*Campanha promocional de lançamento: desconto de 3.700€ sobre o preço indicado
Estilo sedutor, excelente relação preço/qualidade/equipamento, boas qualidades dinâmicas e, não menos importante, com sete anos de garantia (ou 150 mil km), o pequeno 'crossover' urbano Kia Stonic, "primo" do Hyundai Kauai, já está à venda em Portugal.
Nesta fase da comercialização, a gama propõe oito versões que combinam três motorizações e quatro níveis de acabamento: LX, EX, SX e TX.
A gasolina, a escolha é dada entre o quatro cilindros aspirado e de injecção multiponto 1.2 de 84 cv (a partir de 18.202€ no nível LX) e o tricilíndrico turbo com injecção directa 1.0 T-GDI de 120 cv (desde 21.502€ no nível EX). Em meados de 2018, haverá também uma versão de 100 cv do 1.2 litros.
A oferta a gasóleo é limitada ao 1.6 CRDi de 110 cv (a partir de 24.202€ no nível LX).
O importador nacional tem em curso duas campanhas promocionais (matrícula e financiamento) de redução de preços da ordem dos 3.700 euros para as versões a gasolina e 3.900 euros para a gasóleo.
No próximo ano, a Kia prevê a inclusão de uma caixa robotizada de sete velocidades e dupla embraiagem para as variantes com o motor a gasolina 1.0 litros T-GDI, que a Kia estima venha a ser responsável pela maior fatia de vendas do Stonic. Entretanto, a tracção 4x4 não está prevista neste modelo como acontece, por exemplo, com o Kauai.
Curiosamente, apesar de oriundo do mesmo grupo construtor, o Stonic não partilha a plataforma do Kauai, mas sim da berlina Kia Rio. Com 4,14 metros de comprimento e uma carroçaria de cinco portas, oferece um habitáculo com espaço para cinco ocupantes. O banco traseiro, contudo, é mais apropriado para dois adultos e uma criança. A bagageira tem 352 litros de capacidade.
No interior, o painel de instrumentos é idêntico ao do Rio, de aspecto sóbrio e bem apresentado. De série, todas as versões contam com ecrã táctil de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, e acesso ao sistema de navegação (segundo a versão) e a outras tecnologias, como a câmara traseira de ajuda ao estacionamento. Opcionalmente (500€), a marca propõe o pacote ADAS (Assistência à Condução), que inclui a travagem autónoma de emergência, alerta de saída de faixa de rodagem, sistema de alerta do condutor e os faróis automáticos.
Posição de condução elevada, boa visibilidade exterior, dimensões compactas e suspensão bem regulada e confortável, o Stonic é prático e agradável de conduzir, sobretudo nos meios urbanos, oferecendo um comportamento rigoroso.
Destaques
Desenhado nos centros da Kia na Europa e na Coreia, o Stonic é produzido na fábrica da marca em Sohari (Coreia).
O mais personalizável de sempre
Concorrência a quantos obrigas! O Stonic é o modelo da Kia mais personalizável de sempre. O catálogo dá a escolher entre nove possibilidades de cor única da carroçaria e cinco cores de tejadilho, criando um máximo de 20 combinações de pintura exterior de duas cores.
Conectividade
Quando equipado com navegação, o Stonic é fornecido com os Kia Connected Services desenvolvidos pela TomTom, que incluem actualizações de trânsito, alertas de radares, pesquisa de pontos de interesse e estado do tempo. A sua actualização é gratuita durante sete anos.
21.502€*
Motor: dianteiro transversal, alumínio, gasolina, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, injecção directa, turbo, intercooler, 'start/stop'.
Cilindrada: 998 cc.
Potência máxima: 120 cv às 6.000 rpm.
Binário máximo: 172 Nm (1.500 às 4.000 rpm).
Velocidade máxima: 184 km/h
Aceleração máxima: 10,3 s 0-100km/h
Tracção: dianteira.
Transmissão: manual de 6 velocidades.
Consumos homologados (litros aos 100km):
médio 5,0;
urbano 6,0;
extra-urbano 4,5.
Emissões CO2: 115 g/km (Euro VI) *Campanha promocional de lançamento: desconto de 3.700€ sobre o preço indicado
Estilo sedutor, excelente relação preço/qualidade/equipamento, boas qualidades dinâmicas e, não menos importante, com sete anos de garantia (ou 150 mil km), o pequeno 'crossover' urbano Kia Stonic, "primo" do Hyundai Kauai, já está à venda em Portugal.
Nesta fase da comercialização, a gama propõe oito versões que combinam três motorizações e quatro níveis de acabamento: LX, EX, SX e TX.
A gasolina, a escolha é dada entre o quatro cilindros aspirado e de injecção multiponto 1.2 de 84 cv (a partir de 18.202€ no nível LX) e o tricilíndrico turbo com injecção directa 1.0 T-GDI de 120 cv (desde 21.502€ no nível EX). Em meados de 2018, haverá também uma versão de 100 cv do 1.2 litros.
A oferta a gasóleo é limitada ao 1.6 CRDi de 110 cv (a partir de 24.202€ no nível LX).
O importador nacional tem em curso duas campanhas promocionais (matrícula e financiamento) de redução de preços da ordem dos 3.700 euros para as versões a gasolina e 3.900 euros para a gasóleo.
No próximo ano, a Kia prevê a inclusão de uma caixa robotizada de sete velocidades e dupla embraiagem para as variantes com o motor a gasolina 1.0 litros T-GDI, que a Kia estima venha a ser responsável pela maior fatia de vendas do Stonic. Entretanto, a tracção 4x4 não está prevista neste modelo como acontece, por exemplo, com o Kauai.
Curiosamente, apesar de oriundo do mesmo grupo construtor, o Stonic não partilha a plataforma do Kauai, mas sim da berlina Kia Rio. Com 4,14 metros de comprimento e uma carroçaria de cinco portas, oferece um habitáculo com espaço para cinco ocupantes. O banco traseiro, contudo, é mais apropriado para dois adultos e uma criança. A bagageira tem 352 litros de capacidade.
No interior, o painel de instrumentos é idêntico ao do Rio, de aspecto sóbrio e bem apresentado. De série, todas as versões contam com ecrã táctil de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, e acesso ao sistema de navegação (segundo a versão) e a outras tecnologias, como a câmara traseira de ajuda ao estacionamento. Opcionalmente (500€), a marca propõe o pacote ADAS (Assistência à Condução), que inclui a travagem autónoma de emergência, alerta de saída de faixa de rodagem, sistema de alerta do condutor e os faróis automáticos.
Posição de condução elevada, boa visibilidade exterior, dimensões compactas e suspensão bem regulada e confortável, o Stonic é prático e agradável de conduzir, sobretudo nos meios urbanos, oferecendo um comportamento rigoroso.
Destaques
Desenhado nos centros da Kia na Europa e na Coreia, o Stonic é produzido na fábrica da marca em Sohari (Coreia).
O mais personalizável de sempre
Concorrência a quantos obrigas! O Stonic é o modelo da Kia mais personalizável de sempre. O catálogo dá a escolher entre nove possibilidades de cor única da carroçaria e cinco cores de tejadilho, criando um máximo de 20 combinações de pintura exterior de duas cores.
Conectividade
Quando equipado com navegação, o Stonic é fornecido com os Kia Connected Services desenvolvidos pela TomTom, que incluem actualizações de trânsito, alertas de radares, pesquisa de pontos de interesse e estado do tempo. A sua actualização é gratuita durante sete anos.