- Partilhar artigo
- ...
José Eduardo Martins, Advogado
"A internet foi inventada para inventar o Spotify". É assim que José Eduardo Martins responde sem hesitações quando se quer saber qual é a sua aplicação favorita. O único defeito que tem, diz, é não possuir os Led Zeppelin. De resto, é só ouvir "música que nos apetece, quando nos apetece".
Advogado, afastado agora da política, José Eduardo Martins tem-se dedicado cada vez mais à música, a sua paixão. Este ano mais uma vez lá esteve em Paredes de Coura, o festival que só falhou "duas ou três vezes, nos já 21 anos de edição, e no qual participa agora também na organização". O Primavera Sound, que entrou no seu segundo ano de existência no Porto, foi uma das suas participações organizativas mais recentes.
A sua paixão pela música é tal que já ouviu a filha dizer que nem consegue tomar um duche sem ouvir música. E num jantar de com familiares ou amigos ficam todos à espera que seja o DJ. Basta ter o telemóvel e uma coluna para deixar toda a gente feliz, diz.
O Spotify é uma aplicação que permite ouvir música, em "streaming", a partir de um imenso catálogo. Há versões para smartphone, tablet e PC. A versão "premium", que permite ouvir as bandas favoritas nos suportes móveis, custa 6,99 euros por mês. Há uma versão gratuita para PC, mas com anúncios entre as músicas. Por 3,49 euros pode dispensar a publicidade no PC. Tal como o Genius do iTunes, o Spotify usa a história das músicas ouvidas para apresentar novas bandas ajustadas ao gosto musical. Assim "posso estar sempre a conhecer novas bandas".
"Claro que uso outras aplicações", diz. As dos jornais, o Instagram… Mas nenhuma com a frequência com que utiliza a "app" de música. "A relação é de um para dez na derrota das outras aplicações".
Spotify
É um serviço de "streaming" de música a partir da Internet €6,99 por mês
Para ter a "app" no smartphone ou tablet tem de subscrever a versão "premium".