- Partilhar artigo
- ...
Playnify | Lançada há menos de um ano, o "Facebook do desporto" já tem mais de 10 mil utilizadores. Muitos, lá fora. Com a "app" deverá crescer ainda mais.
Sexta-feira, final da tarde. Aproxima-se o fim de mais uma semana de trabalho. Antes de ir para casa, apetece descontrair numa partida de futebol com os amigos. O que fazer? Agarrar no telemóvel para convencê-los a todos. Ou então, algo mais simples: utilizar o Playnify, um "site" que brevemente terá uma "app", que num instante convoca os jogadores. E, caso falte algum, permite fazer "contratações" de última hora.
A ideia deste "site", lançado em Novembro de 2012, surgiu de um problema comum nas actividades desportivas de grupo: falta sempre alguém para jogar. "Para jogar à bola, por exemplo, com os amigos do trabalho. Precisamos de 10 pessoas. Muitas vezes não há. Ou temos de contactá-los a todos. A logística é grande", diz Joaquim Valente.
"Muita gente acaba por desistir. Por não jogar", refere o fundador do projecto, ao Negócios. "Não há jogadores suficientes? Se formos a ver, nas cidades existem centenas de pessoas que poderiam jogar. O que fazemos é isso. Aproximamos as pessoas", remata Joaquim Valente. E "sem fazer 'marketing' conseguimos aproximar mais de 10.000 utilizadores", remata.
Aqui ou em qualquer lugar
A plataforma, por agora disponível num "site", foi reconhecida internacionalmente. "Fomos um dos vencedores do AIDA Startup Challenge. Estivemos incubados em Silicon Valley", conta. "O 'feedback' foi muito positivo", pelo que o próximo passo é o lançamento em Setembro da "app" para iOS e Android.
Plataforma surgiu na Internet, pela mão de Joaquim Valente. Nasceu em Novembro de 2012, mas já conta com mais de 10.000 utilizadores, em Portugal mas também no resto do mundo. Em Setembro dá mais um passo com o lançamento da "app" para iOS e Android.
Como o conceito foi projectado "com um intuito global", é expectável que cada vez mais adiram assim que estiver à distância de um "touch". Em Portugal, mas também no resto do mundo. "Está disponível em português e inglês", revela. "Temos mais de 1.000 utilizadores em Londres. E vários no Brasil".
Reservas para capitalizar aposta
O Playnify, "um Facebook para o desporto", como o classifica Joaquim Valente, é de utilização grátis. E continuará a sê-lo, mas para ganhar dinheiro com o projecto, o ex-gestor de produtos da Critical Software, vai lançar uma nova funcionalidade: "a forma como vamos ganhar dinheiro é com as reservas das instalações desportivas", diz ao Negócios.
"Temos 180 mil instalações desportivas no 'site', mas ainda não dá para reservar online". É por aí que o Playnify permitirá dar lucro à equipa liderada por um jovem formado em engenharia civil que depois de crescido resolveu um problema de infância: "jogo ténis desde pequeno e sempre tive dificuldade em encontrar um parceiro para jogar", conta.
As concorrentes
Nike+ Running
O "Nike+ Running" é uma das "apps" mais descarregadas da categoria. Esta "app", gratuita, é ideal para quem adora correr. Com ela pode registar os percursos percorridos, a distância e a velocidade, além de saber as calorias queimadas. Pode depois partilhar nas redes sociais, recebendo mensagens de incentivo dos seus amigos.
Strava Cycling
Com o "Strava Cycling" poderá visualizar os percursos realizados com a sua bicicleta, ou encontrar outros efectuados por outras pessoas. A "app" gratuita, que lhe permite seguir outros pessoas que gostam de pedalar, tem um modo de desafio. Ganha quem percorrer mais quilómetros em cada mês.
Seven Workout
Para quem não tem tempo para o desporto, a "Seven Workout" tem a solução. Esta "app" gratuita desafia os utilizadores a realizarem diariamente um treino de 7 minutos durante 7 meses, utilizando apenas uma cadeira. O treino é para seguir à risca. Falha três treinos num mês e é "game over".